Por Redação Portal Veneza

A velha máxima de não podermos estar em dois lugares ao mesmo tempo caiu por terra a partir do momento em que passamos a usar as inovações promovidas, principalmente, pelas redes sociais no nosso dia a dia. Ainda que nos encontremos, fisicamente, no trabalho ou em uma viagem, por meio da conectividade e interação em tempo real trazida pelas redes sociais é possível não só estar presente em outro ambiente, mas também experienciar aquilo que este ambiente proporciona – é claro, guardadas suas devidas limitações.

A tecnologia de streaming revolucionou a forma como nos apresentamos e interagimos com o mundo. Se antes fazer uso de tecnologias que permitiam transmissões ao vivo era para o bolso de poucos, hoje temos essa opção na palma de nossas mãos. Os aplicativos de redes sociais não só permitem como incentivam a interação dos seus usuários por meio da tecnologia, garantindo que estes mantenham-se presentes em suas plataformas por mais tempo, seja gravando ou interagindo com os conteúdos compartilhados.

O conteúdo disseminado por meio do streaming foi, pouco a pouco, conquistando espaço dentre diversos setores e hoje chega a uma inovação inesperada, mas muito bem-vinda: o turismo.

A conquista de território

A ideia de juntar o streaming com o turismo promove uma inovação que faz todo o sentido no contexto em que vivemos. Já estamos acostumados a postar momentos da nossa vida e isso levou à criação de novos modelos de negócio baseados no compartilhamento diário e engajamento de seguidores. Pioneira na absorção da tecnologia para o mundo do turismo, de acordo com o portal Notícias ao Minuto, a Live Eletric Tours entendeu que a valorização da experiência não abrange somente os pontos turísticos famosos e conhecidos nas cidades e se estabelece como uma startup que permite aos turistas o compartilhamento de seu tour personalizado na cidade de Lisboa, em Portugal.

Com o novo serviço, é possível se deslocar em carros 100% elétricos, equipados com wi-fi gratuito e GPS. Toda a experiência é partilhada por live streaming nas redes sociais, o que acaba conferindo alcance mundial. A preocupação com a qualidade do vídeo também é presente, de forma que os turistas e seus seguidores podem esperar alta definição, tanto durante o compartilhamento quanto nos momentos de nostalgia em que se decide assistir ao vídeo arquivado. Conforme expõe a revista Viajar Magazine, o projeto está sendo planejado para implementação em outras cidades portuguesas e, futuramente, em outros países da União Europeia.

Serviço de alto potencial

O mercado parece estar atento ao potencial de engajamento que o streaming traz. Muito além das famosas marcas Netflix e Spotify, o streaming é uma ferramenta interativa e permite que novos artistas sejam apresentados ao público de forma mais transparente e acessível. Ainda no ramo do turismo, a AirEuropa, empresa de aviação comercial espanhola, aderiu ao uso do streaming como forma de melhorar os serviços de bordo aos seus passageiros. As frotas do Airbus 330 agora contam com a oferta gratuita de entretenimento individual personalizado, que abrange filmes, canais temáticos, jogos e até mesmo o moving map para saber a localização exata do voo.

A promoção da experiência conferida pelo uso de streaming também foi notada por indústrias de entretenimento, como a Betway live cassino, que transmite partidas via live streaming e permite a interação em jogos entre jogadores e crupiês ao vivo. É como estar em um cassino fisicamente, mas toda a interação é feita por meio do streaming. Além desta opção, há também plataformas que fazem a transmissão ao vivo de eventos de eSports, como a Inygon, que organiza e transmite os eventos online e conta com presenças em torneios e outros eventos de grande porte no setor e indústrias coligadas.

O setor de jogos online é um grande apoiador dessa tecnologia, muito popular entre interessados no assunto que compõem uma robusta audiência à transmissão de jogos em tempo real e também à transmissão de megaeventos que acontecem pelo mundo todo, o que, de certa forma, acaba por promover o turismo local quando tais eventos são realizados, dado seu enorme sucesso.

A chave da promoção do turismo

Vale lembrar que Nova Veneza foi reconhecida como destaque de turismo em 2018, com a Festa da Gastronomia Típica Italiana. A inovação promovida pela startup portuguesa poderá servir de inspiração aos idealizadores catarinenses para promover o turismo local sustentável, de forma divertida e inusitada. A tradição da região de Nova Veneza é rica e abrange uma história que pode ser contada de forma diferente, de modo a atrair mais atenção às suas belezas naturais, monumentos e curiosidades. Neste ponto, a utilização do streaming é altamente favorável à divulgação dos pontos de interesse da cidade, que serão mostrados sob a perspectiva de seus visitantes e, certamente, convidativa àqueles que assistem às boas experiências destes.

Com uma ferramenta tão versátil quanto o streaming, cuja adaptabilidade permite que se alcancem resultados excelentes, a promoção do turismo local pode se beneficiar e muito da criatividade de seus usuários.