A Escola de Educação Básica Abílio César Borges, da rede estadual de ensino de Nova Veneza, conquistou duas premiações na Etapa Regional Sul do Festival Escolar Dança Catarina. O grupo ficou em primeiro lugar na categoria Juvenil, temática Danças Populares, e conquistou também o troféu de Melhor Figurino.
As conquistas vieram com a coreografia “Na Batida das Preacas: Isso é o Caboclinho”, inspirada no Caboclinho, manifestação da cultura popular brasileira. A apresentação reuniu movimentos, ritmos e elementos visuais característicos dessa cultura, valorizando a identidade cultural por meio da dança.
A preparação dos estudantes envolveu ensaios, desenvolvimento da coreografia, organização das formações e confecção dos figurinos. O trabalho foi conduzido pelas coreógrafas Vanessa Carradore da Silva e Jussara Sávio, responsáveis pela criação e preparação do grupo para a competição.
Além do desempenho dos estudantes, o projeto contou com o apoio da comunidade escolar e das famílias, que participaram no processo de preparação para o festival.
Com o primeiro lugar na categoria Juvenil na temática Danças Populares e o prêmio de Melhor Figurino, a escola de Nova Veneza encerrou sua participação na etapa regional de 2026 com dois troféus, destacando o trabalho desenvolvido com a dança e a valorização da cultura popular no ambiente escolar.












