Sinesp Cidadão: conheça 5 dicas para o aplicativo

O Sinesp Cidadão é um aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, ele permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça.

Nele o cidadão pode verificar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Sinesp Cidadão

Após instalar o aplicativo, basta clicar no ícone “Veículos” e digitar a placa para saber sua situação.

No aplicativo também é possível verificar mandados de prisão que estão aguardando cumprimento. Para isso, basta apenas digitar o nome da pessoa. Para uma busca mais precisa, é opcional combinar o nome consultado com sua genitora, ou o número de um documento.

Vale destacar que para os casos de retorno positivo para o roubo de veículo ou ainda para o mandado de prisão, o cidadão deverá informar imediatamente a polícia através do telefone 190 e, não tentar qualquer tipo de atitude como a aproximação ou a abordagem por conta própria.

O aplicativo está disponíveis no Google Play e App Store.

Dicas Sinesp Cidadão

É comum em alguns casos, que um veículo que esteja em situação de furto ou roubo, ainda não apresente tal situação na consulta. Isso acontece por que muitas vezes o crime é recente, e um boletim de ocorrência ainda não foi registrado.

Redação Portal Veneza

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!