ANEDOTÁRIO POLÍTICO
APANHANDO – Uma figura que está a frente de seu partido e anda apanhando por causa de briga política, disse a um amigo: “to apanhando mais daquela época que aprontava e minha mulher descobria…”
* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza
DA HORA
_A Trattoria Montalccino ainda não foi inaugurada porque a energia no local não comporta e a Celesc está demorando para resolver a situação. Ano passado alguns estabelecimentos sofreram por falta de energia elétrica de melhor qualidade.
_Caiu como uma bomba na cidade a prisão de uma figura conhecida sócio de uma empresa de execução de saneamento básico. Pelo jeito a bronca é grande.
_Neste final de semana tem a segunda partida do clássico da polenta na final da Copa Sul, em Caravaggio. Vem muitas emoções por aí. Estarei lá com a minha camisa do Metrô.
_Faleceu o meu amigo Ademar Gonçalves que conheço há vários anos pois é irmão de minha tia Nair, casada com o tio Toninho Mathias. Sempre conversei com o Ademar que foi assinante do VG. Ele foi empreendedor e uma liderança política. Grande figura que trabalhava pela sua comunidade, o Bairro Fenalli, em Caravaggio. Ele enfrentava sérios problemas de coração há muitos anos mas sempre teve vontade de viver, por isso curtiu a vida até nesta terça-feira. Recentemente fiz matéria para a coluna sobre a sua conquista para quem tinha dificuldades de locomoção que foram os locais de estacionamento no município. Condolências aos familiares.
_O show da Banda Nosso Tempo do amigo Ricardo Amboni será nesta sexta-feira no Petrus. Imperdível.
NA POLÍTICA
_Há dois presidentes que estão querendo largar o comando de seus respectivos partidos por causa das broncas entre seus pré-candidatos.
_O jovem Rafael “Tatu” Warmling assumiu a Intendência de São Bento Baixo nesta terça-feira.
_Na próxima segunda-feira o PMDB vai se reunir com os pré-candidatos a vereador e os nomes que poderão ser o vice do prefeito Evandro Gava.
_Pelo jeito o “preferido” do PSDB neste momento para ser candidato a vice de Rogério Frigo é o ex-prefeito Élzio Milanez, por ser ex-PP e também ser de Caravaggio mas Giovanni Brogni quer estar na chapa com Frigo.
_Milanez disse a Frigo numa conversa recente que está decidido estar na chapa com ele.
_Hoje à noite haverá o lançamento da festa da gastronomia com Neguinho e Emanuel na praça a partir das 19:30 horas. Participe.
_A última conversa entre o PSDB e PSD parece que não foi tão “harmoniosa” como as anteriores. O PSD quer além do vice na chapa, quer presidir a Câmara de Vereadores por quatro anos.
_Por outro lado o PSDB também quer presidir a Câmara de Vereadores. O jovem Aroldinho Frigo tem esta pretensão.
_O vereador Dalto Bortolotto (PSDB) que não iria disputar a quarta eleição para vereador cedeu a pressão do partido e principalmente o pedido de Rogério Frigo para que dispute as eleições. Certamente Bortolotto também vai querer comandar a Câmara de Vereadores pela segunda vez, já que foi presidente no mandato do então prefeito Edio Minatto.
_O prefeito Evandro Gava, vereador Vanderlei Spillere e Dado Ghislandi se encontraram por acaso em Florianópolis, na frente da Assembléia Legislativa na sexta-feira passada quando foi entregue o carro e outros equipamentos para o Conselho Tutelar.
_Repercutiu a nota desta coluna sobre um cargo que poderá ser mudado pelo PSD. O descontentamento com quem está no cargo ninguém esconde. Há dois nomes jovens cotados para este cargo.
_ O Deputado Federal Jorginho Mello é muito próximo de Giovanni Brogni desde os tempos do curso de Direito, por isso ofereceu a Nova Veneza este carro para o trabalho do Conselho Tutelar. Mediante isso a prefeitura viabilizou a documentação e já recebeu o carro e os demais itens.
_A hipótese de Rogério Frigo, que mora na sede do município ter como vice outro nome do mesmo reduto eleitoral levanta o assunto “geografia eleitoral”. Até que ponto isso é importante para a eleição de uma determinada chapa?
_Giovanni Brogni disse que mora em Nova Veneza, tem uma filha que mora em Caravaggio, e sua esposa é de São Bento Baixo, além disso está investindo em Caravaggio através da construtora, da qual é sócio. “ No quesito geografia posso dizer que sou representado em todo o município”, afirma Brogni.