Saiba quais são as melhores estratégias para dormir bem

A qualidade do sono influencia diretamente na vida das pessoas. Quando um indivíduo não dorme bem, é comum relatar alterações de humor, dificuldade de concentração, perda de produtividade, entre outros.

Felizmente, a adoção de alguns hábitos simples pode influenciar diretamente na qualidade do sono e resultar em uma noite bem dormida. Listamos as melhores estratégias abaixo:

  • Estabeleça um horário para dormir e acordar: Para dormir melhor, você deve dormir e acordar todos os dias no mesmo horário. Essa rotina deve ser mantida aos finais de semana e feriados. Utilize um despertador com música suave para acordar pela manhã.

  • Mantenha o quarto escuro: Antes de dormir, apague a luz do quarto e deixe apenas uma luminária com luz amarelada para estimular a sensação de sonolência. Também é essencial manter o silêncio no quarto – utilize protetores de ouvidos quando necessário.

  • Atenção à roupa de cama: Utilizar roupa de cama confeccionada em material de qualidade é essencial para dormir bem. Outra dica é utilizar um pijama confeccionado em algodão.

  • Utilizar um travesseiro adequado: Utilizar um travesseiro adequado também é fundamental para a qualidade de sono. Quem sofre com tensão do pescoço, ombros e costas, deve utilizar um travesseiro cervical, pois esse modelo oferece suporte adequado à coluna cervical e sustentação para a cabeça.

  • Importância da leitura: Para estimular a sonolência, você pode apostar na leitura. O hábito de ler antes de dormir promove muitos benefícios como estímulo à concentração, memorização, criatividade e pensamento crítico.

  • Aposte na aromaterapia: O uso de óleo essencial de lavanda pode ser um aliado na qualidade do sono, pois proporciona efeito relaxante e calmante. Para usufruir desses benefícios, adicione duas a três gotas do óleo essencial no travesseiro ou pijama antes de dormir.

  • Evite longas sonecas no período da tarde: Cochilar por até 30 minutos depois do almoço proporciona inúmeros benefícios à saúde. Mas longas sonecas durante a tarde podem prejudicar a qualidade do sono no período noturno.

  • Evite bebidas estimulantes: Café, chá verde, chá preto e refrigerante de cola devem ser evitados em um período de seis horas antes de dormir, pois essas bebidas causam agitação e perda de sono. Antes de dormir, você pode beber leite morno ou chá de camomila para acalmar.

  • Não use aparelhos eletrônicos antes de dormir: Entre 30 e 60 minutos antes de dormir, você deve desligar aparelhos eletrônicos como smartphone, computador e videogame. Esses aparelhos emitem luz azul que influencia na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.

Essas são algumas das recomendações do que você deve e não deve fazer se deseja preservar a qualidade do sono. Mas fique atento, a ausência ou excesso de sono podem indicar problemas de saúde e devem ser avaliados e tratados por um especialista.