Foto: Diego Rezende

Quem não sonhou em passar uma temporada em Paraty, uma bela cidade colonial e histórica, um verdadeiro paraíso no litoral sul do estado do Rio de Janeiro? Encontrar uma pousada barata em Paraty e curtir belos dias na região seria um sonho realizado, não é verdade? E quem não sonhou curtir férias em Alagoas, fazendo belos passeios em Maceió, a capital desse estado?

Brasil tem muitos destinos turísticos espetaculares, onde passar férias se torna uma experiência inesquecível. Lugares como Bahia, Búzios, Porto Alegre, Fortaleza, são destinos bem conhecidos tanto por viajantes brasileiros como de estrangeiros. Mas se hospedar numa pousada barata em Paraty, por exemplo, é uma excelente escolha para curtir um destino paradisíaco, bem como viajar para Alagoas, outro estado fantástico no nordeste brasileiro, e se divertir com os passeios em Maceió.

Paraty é uma cidade que oferece muita coisa para ver e desfrutar. O tempo nunca é suficiente, porque é uma região que possui muitas belezas naturais e tudo merece ser visitado, pois só desse jeito é possível conhecer bem a cidade e a sua historia. As praias e as ilhas são exuberantes, as construções têm muita historia para contar!

Já a capital de Alagoas oferece também muitas atrações, mas ao mesmo tempo a possibilidade de fazer passeios a destinos vizinhos, como Paripueira, Barra de São Miguel ou Maragogi. Mas Maceió possui praias maravilhosas que merecem alguns dias de estadia por lá.

Conhecer a historia da cidade se hospedando numa pousada barata em Paraty

Sim, é possível aprender um pouco sobre a historia de Paraty fazendo um City Tour, uma caminhada muito interessante com um guia especializado que irá contando, ao longo do passeio, um pouco da historia e as curiosidades de Paraty. Depois desse passeio, a visão do visitante quanto à cidade será diferente, pois lembrará detalhes importantes a cada passo pelas ruas. Uma dica importante é fazer esse tour no inicio da viagem, porque desse jeito se ganham dicas de lugares para visitar depois.

foto: Alex Braga

Algumas atividades para fazer depois desse city tour:

  • Percorrer o centro histórico: ainda que o city tour passe pelo centro histórico, é bom voltar a andar pelas ruas com mais calma e atenção, observando o charme da região, das construções antigas e o ambiente como um todo. Há bares muito bonitos para fazer uma parada e relaxar.
  • Passar um dia na Praia do Sono: é uma das praias mais bonitas de Paraty, com alguns restaurantes e campings. a praia está cercada de vegetação da mata atlântica. Fica a uns 45 minutos da rodoviária de Paraty.
  • Fazer um passeio de barco: desse jeito será possível conhecer belas ilhas e praias da região. Um belo passeio de um dia, almoçando e lanchando no próprio barco.

Os melhores passeios em Maceió

Se a escolha for uma temporada na capital de Maceió, o mais importante é ter dias de sol, para ver as mudanças de cores das águas do mar! E organizar bem os lugares para percorrer e conhecer, como:

Praia, praia e mais praia = não é por acaso que esta região é conhecida como o ‘Caribe Brasileiro’! Conhecer a Praia do Gunga, a Praia de Ipioca ou Barra de São Miguel é uma obrigação!

Conhecer os Cânions do rio São Francisco = é um passeio incrível, pois os cânions é algo maravilhoso de se ver. Esse lugar fica distante de Maceió, mas vale a pena a viagem e passar o dia todo lá.

Um passeio pela Praia de Pajuçara = além de curtir a praia, é possível fazer um passeio em jangada, visitando as piscinas naturais, e depois ir para a Feirinha de Artesanato de Pajuçara, para comprar peças de artesanato típicas de Maceió.