Cachoeira
cachoeira está situada no vértice de um vale que se afunila entre paredes despencando água de uma altura de 150 metros, em um paredão de rocha predominantemente arenítica. A força da água cria uma atmosfera turbulenta com vento forte e muita umidade.
O local fica no limite da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, onde está situada a nascente do riacho que forma a cachoeira da Vila Maria, o que garante a procedência potável da água do manancial.
A trilha apresenta grau de dificuldade que vai de médio a alto, porém o espetáculo da Cachoeira da Vila Maria faz valer o esforço da caminhada. As visitas, portanto, requerem acompanhamento de pessoal especializado em guiamento em áreas naturais e também trabalhos de educação aos visitantes.
Atividades realizadas no atrativo:
Caminhada, contemplação da natureza, interpretação do ambiente (o que requer a presença de monitor ou condutor de ecoturismo como facilitador).
trilha inicia em propriedade particular e segue por mata em estádio inicial de regeneração, o qual evolui para estádios mais avançados à medida que se aproxima da cachoeira. O entorno da cachoeira é formado por paredões de arenito e terreno acidentado, porém a trilha neste ponto apresenta o traçado mais confortável aos visitantes por causa de seu traçado que acompanha as curvas de nível do terreno e evita aclives ou declives.