Plano de celular: 7 dicas importantes antes de contratar

Cobertura, tecnologia e preço, confira as dicas antes de contratar seu plano de celular

Parece simples, mas escolher um plano de celular ideal seja ele pré-pago ou pós-pago, que encaixe perfeitamente com as necessidades do consumidor e ainda tenha um preço que caiba em seu bolso, acessível, pode ser muito difícil. Ainda que exista sempre muita publicidade em torno desse assunto, existem tantas opções como as mais populares como: Tim, Claro, Oi e Vivo que acabam mais confundindo as pessoas, do que facilitando a escolha.

E muito por conta de todas essas opções, cada uma com diversos detalhes que as diferenciam, que se torna extremamente importante se manter atento aos pequenos tópicos no momento da escolha. Até porque, se o consumidor se propôs a pagar por determinado plano, tem que estar muito bem informado sobre o que este oferece, para poder aproveitar completamente suas funcionalidades.

É neste ponto que a pessoa precisa determinar uma de suas primeiras escolhas: o quanto vai querer ou conseguir usufruir do que é oferecido? Algumas operadoras oferecem todo tipo de serviço, mas nem sempre esses serviços são utilizados por todo mundo. Ou seja, você acaba pagando por algo que, no fundo, não precisaria.

Neste cenário, muitas vezes pode-se optar por um pacote mais personalizado, para não desperdiçar dinheiro com serviços e recursos que a pessoa não utiliza.

Planos de celular
© Dettlaff

Pare para pensar: você utiliza todas as SMS que estão disponíveis em seu pacote? Sobram GB de internet no fim do mês, que acabam sendo inutilizados, porque você está sempre conectado em algum wifi ou usando apenas aplicativos específicos? O tempo de ligação à sua disposição é suficiente ou fica sempre de lado?

Quando se enfrentam essas perguntas, surgem ainda mais dúvidas: é melhor optar pelo plano pré-pago ou pelo controle? Devo aproveitar os benefícios do pós-pago? Existe tempo de fidelidade ou posso cancelar quando quiser? Como saber se a operadora é boa? Qual a quantidade de internet e minutos de ligação que eu devo escolher?

Nem sempre mais é melhor. Não adianta você contratar um pacote com vários gigas, se você não utilizar nem 30% dele.

Com base em todos estes questionamentos, é preciso analisar os serviços oferecidos pelas operadoras, visando garantir um plano de celular ideal, que mais se adeque ao estilo de vida de determinada pessoa.

É neste ponto que se percebe que escolher um novo plano de celular pode parecer tão complicado quanto a escolha do próprio aparelho.

Dicas importantes para plano de celular

  • Entenda seu padrão de consumo: separe suas últimas contas ou anote a quantidade de recargas e avalie os padrões, os gastos médios com internet, ligações e se for o caso, SMS;
  • Confira as ligações para outras operadoras: se você ainda gosta de conversar com as pessoas por ligação, mesmo com os aplicativos de mensagens, pode ter certeza que este ponto terá um impacto significativo no valor da conta e em como escolher plano de celular. É que, normalmente, as empresas oferecem ligações ilimitadas apenas para números da mesma operadora e um número determinado de minutos para falar com telefones de outras marcas de telefonia;
  • Compare os diferentes pacotes entre as operadoras disponíveis e com boa cobertura em sua região: as opções são vastas e, comparando, fica mais fácil visualizar o mais eficaz, de acordo com as necessidades de consumo, serviços oferecidos e custos.
  • Nem sempre mais é melhor. Não adianta você contratar um pacote com vários gigas, se você não utilizar nem 30% dele, assim, você só irá desperdiçar dinheiro.
  • Lista de aplicativos livres. Observe se o plano irá oferecer aplicativos livres de desconto de dados. Algumas operadoras não descontam o uso de Whatsapp, Instagram e Facebook, assim sobra mais para outros aplicativos e você economiza e muito.
  • Menos comum mas existe, é a limitação de tecnologia por valor pago. Opte sempre por um plano de celular que permita todas as tecnologias, principalmente 4G e 5G.
  • E por fim, o básico. Observando os locais que você frequenta, veja se a cobertura é boa nessas regiões. De nada adianta ter um excelente plano se a operadora não tem boa cobertura onde você costuma estar. Toda operadora disponibiliza em seus sites mapas de cobertura, inclusive com filtros por tecnologia.

Por Francine Ferreira

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!