Créditos de celular: o que você ainda não sabe sobre eles?

Muita gente não sabe quais são as regras vigentes para os créditos de celulares pré-pagos. Se esse é o seu caso, confira 06 dicas da Anatel que esclarecem as principais questões sobre o tema.

1 – A validade mínima dos créditos é de 30 dias, mas a prestadora também é obrigada a oferecer créditos com validades igual ou superior a 90 e 180 dias por valores razoáveis.
2 – Créditos com validade de 90 e 180 dias devem ser oferecidos em todos os setores de atendimento presencial das prestadoras e em todos os pontos de recarga eletrônica da empresa ou disponibilizados por terceiros.
3 – As informações sobre o prazo de validade dos créditos devem ser repassadas pela prestadora ao consumidor antes mesmo da compra, inclusive nos pontos de recarga eletrônica.
4 – Quando os créditos estiverem perto de acabar ou de expirar, o consumidor deve ser comunicado pela operadora.
5 – Sempre que o consumidor inserir novos créditos, a prestadora deve revalidar todos os créditos, inclusive os já vencidos e passará a valer o maior prazo de validade.*A regra só não vale se o contrato entre operadora e cliente estiver rescindido.
6 – A operadora deve disponibilizar opções de consulta ao saldo de créditos e seu prazo de validade de forma gratuita em todas as solicitações do consumidor. Se você acha que sua franquia não está rendendo, talvez seja hora de mudar de plano. Acesse o número da Claro e conheça as opções.

Nair Eulália Ferreira da Costa