Infoway cabeçalho
Trabalho

Novas áreas promissoras para profissionais

pexels-photo-446170
Vitae

Após um período de queda durante alguns anos, a economia brasileira finalmente voltou a aquecer. O momento atual é uma excelente oportunidade para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho ou buscar uma nova carreira em uma das áreas aquecidas.

As empresas estão sempre em busca de profissionais motivados e bem instruídos, mas algumas competências estão sendo mais procuradas do que outras. De acordo com Luciana Adegas, supervisora de RH da empresa Metta Capital Humano, existem algumas áreas que devem estar em alta para os próximos anos. “2017 mostrou aquecimento nas contratações após quase dois anos de queda. Tivemos abertura de postos nas áreas administrativa, financeira, de marketing e tecnologia da informação, principalmente”, afirmou a especialista.

O cientista de dados é uma das principais carreiras relacionadas à tecnologia da informação. Esse profissional é responsável por analisar uma grande quantidade de dados, conhecidos como big data, para auxiliar empresas e gestores na tomada de decisões. A profissão envolve uma mistura de conhecimentos matemáticos e estatísticos aliados à gestão de negócios e tecnologia da informação. Ainda não existem cursos em faculdades que sejam destinados a formar esse tipo de profissional multifacetado, mas é possível realizar diversos tipos de cursos de especialização voltados para a área.

A boa notícia é que a inovação constante traz novos negócios e oportunidades no campo. Essa é uma das melhores coisas relacionadas a empregos na área de tecnologia. Cinco anos atrás, não existiam companhias baseadas em blockchain ou criptomoedas. Hoje, essa é uma das áreas mais promissoras.

Tapetes personalizados
Padaria São Marcos
Dolomiti Caravaggio
Careás
Roteiros do Sul
Livraria Jade

Existem várias novas startups e empresas promissoras aquecendo esse mercado. De revolucionárias novas salas de poker online até empresas que pretendem eliminar intermediários na venda de aplicativos, a área deve crescer muito nos próximos anos e precisará de desenvolvedores de aplicativos e engenheiros de software para cumprir seus objetivos. A Amazon, por exemplo, pode adotar as criptomoedas como forma de pagamento num futuro próximo.

Essas profissões podem ser aprendidas por meio de cursos específicos, como o de ciência da computação. Além disso, a criatividade para solucionar problemas e criar soluções inovadoras por meio de softwares é muito valorizada para esse tipo de profissional.

Além do setor de tecnologia, outro que demonstra um grande potencial de crescimento nos próximos anos é o financeiro. A área é promissora e existe uma demanda por mão de obra qualificada em diversos segmentos.

A procura por matemáticos tem aumentado muito, especialmente em departamentos de risco e modelagem financeira onde eles podem aparecer como uma alternativa aos engenheiros. Esse profissional trabalhará com problemas e conceitos matemáticos complexos, uma habilidade que pode ser adquirida com uma graduação ou pós-graduação em matemática aplicada.

Outro profissional que ganhou destaque nos últimos anos é o estatístico. De maneira similar ao cientista de dados, ele é responsável por utilizar conceitos matemáticos aplicados para criar modelos que permitam antecipar movimentos futuros.

Ele também deve ser multifacetado, já que o trabalho envolve coletar e interpretar dados para criar modelos matemáticos que serão utilizados para realizar previsões. A formação necessária consiste em uma graduação em matemática ou estatística, assim como noções de computação que podem ser adquiridas através de cursos na área.

Ainda no setor financeiro, a profissão de profissional de marketing para e-commerce é outra que deve continuar crescendo nos próximos anos. O setor de vendas online no Brasil tem crescido muito na última década e trabalhadores focados em propaganda e marketing são necessários para continuar tal expansão.

Para exercer a profissão é necessário ter uma graduação em marketing ou administração com uma especialização na área. Pós-especializações em TI e redes sociais, dentre outras habilidades, também são diferenciais na hora de avaliar candidatos.

O profissional ideal em qualquer função é aquele que consegue antecipar tendências e se preparar para as demandas da área na qual pretende se inserir. Essas são apenas algumas das carreiras promissoras para os próximos anos, mas ao se manter atento às novas perspectivas do mercado é possível encontrar ou até mesmo criar inúmeras outras.

Redação Portal Veneza

Coopera rodapé

Descubra Nova Veneza em Santa Catarina, a Capital da Gastronomia Típica Italiana. Notícias, turismo e restaurantes.

No ar desde 25 de outubro de 2005

Topo