Por Francine Ferreira
Conferência sobre o assunto será realizada no dia 20 de setembro.
Em desenvolvimento nos últimos três meses, por meio de encontros intersetoriais, o Plano Municipal de Cultura de Nova Veneza está sendo organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Sociedade Civil.
O documento irá nortear o setor pelos próximos 10 anos e o próximo passo para sua criação é uma conferência, a ser realizada no próximo dia 20 de setembro, a partir das 19h no Teatro Municipal.
Interessados em contribuir com o Plano Municipal de Cultura podem participar por meio deste formulário online.
De acordo com o coordenador e consultor, Maxwell Sandeer Flor, o Plano Municipal de Cultura irá sintetizar e alinhar todos os Planos Setoriais feitos até então. “Assim, os munícipes poderão conferir e aprovar o PMC durante a 1°Conferência de Cultura de Nova Veneza, apresentando princípios, objetivos, ações e metas de forma decenal.
A proposta fará diálogo com o Plano Estadual de Cultura, bem como o Plano Nacional de Cultura, que é ferramenta norteadora das políticas culturais”, completa.
Para o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Sociedade Civil, José Ronconi, Nova Veneza vive um momento culturalmente ímpar. “Não só por sua tão efervescente produção cultural como também pelo seu grande patrimônio cultural preservado. Com a elaboração do Plano de Cultura, estas manifestações se consolidam com políticas públicas de planejamento e incentivo”, ressalta,
Este Plano Municipal de Cultura, além de ser um planejamento para os próximo 10 anos, é uma ferramenta que auxiliará a gestão do setor cultural.
“Nossa gestão está pautada no bom funcionamento de todos os setores, e isso inclui a área da cultura de Nova Veneza. O Plano só tem a fortalecer, tanto no auxilio para a gestão, como nas entidades e pessoas que sobrevivem dos produtos culturais”, finaliza a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni.
Parabéns a todos os envolvidos.
Certamente, será um grande passo para a Cultura da cidade.