O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, e a realeza da X Festa da Gastronomia visitaram a Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 10, para divulgar o evento que será realizado de 19 a 22 de junho, na cidade sul catarinense.
O prefeito municipal, a rainha Cintia Mendes e as princesas Claudia Milanez e Maria Amélia convidaram os deputados para a festa e visitaram o presidente da Casa, Joares Ponticelli, que recebeu o grupo acompanhado dos deputados Valmir Comin, José Milton, Manoel Mota, Ana Paula Lima, Gilmar Knaesel, Jean Kulmann, Padre Pedro e Paulo França.
“Nova Veneza é referencia na cultura italiana e na gastronomia. Aos que ainda não foram nesta festa vale a pena conhecer pois é um evento que orgulha não só o Sul mas ao estado de Santa Catarina”, disse o presidente em exercício da Assembleia Legislativa.
O município de Nova Veneza foi a primeira colônia de imigrantes italianos instalada no Brasil República, em 1891. Mais de 90% da população é de descendência italiana, marcando assim, uma cultura fortemente ligada ao seu passado.
Intitulada Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, Nova Veneza realiza na segunda quinzena de junho, por ocasião dos festejos de colonização e emancipação da cidade, a Festa da Gastronomia.
De acordo com o prefeito Evandro Gava, o evento é um saboroso tributo à culinária dos imigrantes italianos. “Nos quatro dias de festa, teremos diversas atrações culturais, com concursos musicais, shows, desfiles e serviço de comida típica”, explica.
Conforme o secretário de Cultura do município, Giliard Gava, toda a comunidade neoveneziana se mobiliza para servir aos visitantes um prato cheio, não só de comida típica italiana, mas de muita arte, história, alegria, diversão e magia. “Nossa festa é um verdadeiro espetáculo cultural e da gastronomia típica italiana”, conclui Gava.