Nova Veneza oferece atendimento de nutrição nas UBS

Para receber o atendimento em nutrição o paciente precisa realizar uma consulta com um médico.

O município de Nova Veneza conta, através da Secretaria de Saúde, de uma nutricionista que atua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Com o objetivo de acompanhar e orientar a alimentação dos cidadãos, o trabalho visa promover qualidade de vida através da reeducação alimentar.

A nutricionista Keila Carraschi conta que um dos principais problemas que chegam até o consultório, é a obesidade. “Nos últimos meses tem aparecido muitos casos de pessoas que buscam as unidades para perder peso. Isso se deve em função de muitos fatores, um deles é a ansiedade e problemas causados pela pandemia, onde a pessoa desconta na alimentação”, revela.

Nutrição

A opção de atendimento com nutricionista já existe há alguns anos, em Nova Veneza, e segundo a nutricionista, o problema da obesidade é um fator que precisa de atenção. “Nós percebemos que existem muitos casos de obesidade. E essa comorbidade acarreta em outros problemas como aumento do colesterol, diabetes, entre outros e isso precisa ser acompanhado para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, comenta.

A profissional lembra que cada pessoa vai levar tempos diferentes para atingir os resultados. “Nós costumamos fazer os exames entre o período de seis meses a um ano, dependendo do caso acompanhamos em menos tempo.

E nesses períodos nós já conseguimos ver resultados, mas é necessário seguir as orientações para se alcançar os objetivos e entender que cada pessoa terá um tempo de adaptação”, lembra Keila.

Para receber o atendimento da nutricionista, o paciente precisa realizar consulta médica ou ser atendido pela enfermeira responsável pela UBS. As unidades estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nutrição: Programa de Saúde nas Escolas

Outra atividade desempenhada pela nutricionista, está prestes a retornar. Todo ano, a Secretaria de Saúde e de Educação realizam uma ação para avaliar as crianças da rede municipal de ensino. “Nós fazemos uma avaliação nas crianças e podemos detectar se esse paciente está com um peso saudável ou se precisa de algum acompanhamento no consultório com um atendimento mais personalizado”, conta.

Nutrição nas escolas

A Secretaria de Educação também possui uma outra nutricionista que elabora os cardápios das escolas. As crianças consomem alimentos que são produzidos pela agricultura familiar de Nova Veneza.

Por Lucas Sabino

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!