Nova Veneza: 58º Aniversário de Emancipação

Abelardo Luz, Água Doce, Campo Erê, Corupá, Cunha-Porã, Faxinal dos Guedes, Grão Pará, Ilhota, Imbituba, Jacinto Machado, Luís Alves, Maravilha, Nova Veneza, Penha, Ponte Serrada, Pouso Redondo, Praia Grande, Rio das Antas, Rio do Oeste, Rio Fortuna, Santa Cecília, São José dos Cedros, São Lourenço do Oeste e Trombudo Central comemoram, neste dia 21 de junho, 58 anos de sua emancipação política-administrativa.

Criados pela Lei nº 348/58, promulgada num sábado, pelo então presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado José de Miranda Ramos, representam 10,12% do território estadual, com população de 352.770 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2015. Naquela ocasião, as manifestações foram discretas, pois, na mesma semana, o Estado perdera, tragicamente, num acidente aéreo, três de seus políticos mais atuantes: Senador Nereu de Oliveira Ramos, Governador Jorge Lacerda e Deputado Federal Leoberto Laus Leal.

O Projeto de Lei nº 86/58, elaborado e aprovado pela unanimidade dos membros da Comissão Especial de Revisão da Divisão Territorial do Estado, teve os então Deputados Estaduais João Caruso Mac Donald, como presidente, e Osni Medeiros Régis, como relator. Integravam a 3ª Legislatura de 1955-59.

Especificamente, quanto a Nova Veneza, devem ser registrados os seguintes fatos:

  1. As lideranças políticas, empresariais e religiosas atuaram, em conjunto, para a concretização desse objetivo.
  2. A conquista também tem um significado especial, pois foi o primeiro distrito de Criciúma a se emancipar.
  3. Na Câmara de Vereadores de Criciúma, o autor do projeto de lei de criação do município foi o então Vereador Aquilino Luiz Cirimbelli, que viria a ser o segundo prefeito eleito.
  4. A atuação do então Deputado Estadual Paulo Preis, na Assembleia Legislativa, foi decisiva. Constituiu-se num personagem diligente, em favor dessa causa.

A cada ano, as comemorações da emancipação são crescentes e mais significativas, confirmando-se que ela foi fundamental para o desenvolvimento de Nova Veneza e dos demais vinte e três municípios que, a partir de então, passaram a escrever sua própria história.

Ademar Arcângelo Cirimbelli / Fotos: Willians Biehl

Nova Veneza: 58º Aniversário de Emancipação

Um Comentário