ANEDOTÁRIO POLÍTICO
ENGANAÇÃO – Nesta semana na Rádio Eldorado, o prefeito de Timbé do Sul reclamando que foi enganado pelo Governo Federal quando assinaram a ordem de serviço da pavimentação da Serra da Rocinha. Mediante um ouvinte depois mandou esta pérola: “Se até o político está reclamando que está sendo enganado, então imagina o povo…” Infelizmente é a verdade.
BAFÔMETRO – Figura polêmica da política local disse que nestas eleições só vai beber água para ninguém falar que ele bebe uma dose a mais antes de usar o microfone. Ele foi irônico porque só bebe socialmente mas seus discursos sempre repercutem muito e há quem diga que é a “birita”.
DA HORA
_Neste sábado,30,houve a missa de posse do Pe. Vilmar Moretti na igreja Matriz São Marcos que voltou a ser o pároco local. Seja bem vindo.
_Nasceu no dia 21, Lucas, irmão de João Gabriel, filho do casal Deivid e Ana Laura, segundo neto do nosso amigo Sanciro Ghislandi e Mariângela. Parabéns.
_Jantei recentemente com os amigos Giliard Gava, Edésio Spillere e a esposa Tânia, Doda Maceno, no Divina Armida. Giliard lembrou de momentos que antecederam sua participação na missa do galo, no Vaticano. Momento muito emocionante que vivenciou e que foi acompanhado por aqui.
_Conheço alguns pratos saborosos do Divina Armida, e na sexta-feira provei mais um, desta vez foi a saborosa mini-parrillada que são vários tipos de carnes grelhadas servidas numa chapa acompanhadas de batata recheada com queijo gorgonzola, arroz branco e saladas. Confira.
_Com todo o respeito a quem não gosta do verão mas acho esta estação especial. No verão as pessoas são mais felizes pois o sol nos dá saúde, transmite energia e combate a depressão. Apreciar o mar com uma boa bebida e com as pessoas que te fazem bem é um dos melhores momentos da vida. Viva o verão.
NA POLÍTICA
_Questões políticas à parte, o prefeito Evandro Gava e o vice-prefeito Zé Spillere conseguem ter um bom convívio. Parece que eles se entendem bem e cada um respeita as suas dificuldades. O político tem que ser paciente e compreensivo para ter uma carreira promissora. Eles tem uma admiração recíproca. O vice-prefeito assumiu a prefeitura por 14 dias nesta segunda-feira.
_O ex-prefeito Rogério Frigo fez o retorno em Porto Alegre e sua recuperação está muito boa. Depois do carnaval vai voltar a trabalhar normalmente.
_A idéia da volta de três secretários esbarram na baixa da receita que mantém o índice de gastos com a folha de pagamento ainda acima do limite por isso tem que demitir mais gente.
_Estas secretarias a princípio seriam a de obras, saúde e educação mas a de cultura e turismo também poderia voltar pois há a festa da gastronomia para organizar.
_O ex-vereador César Pasetto (PSDB) está conversando com integrantes do seu grupo de apoio e familiares para viabilizar sua candidatura a vereador. Pasetto na prática já está em campanha.
_O vereador Edilson Milanez (PP) cumpre seu terceiro mandato e poderá estar na chapa majoritária neste ano mas para vereador o nome para substituí-lo é do jovem Samuel Milanez, filho de Geninho Milanez.
_Recentemente teve feijoada na casa de Giovanni Brogni na Praia do Rincão reunindo progressistas, pessedistas e amigos. Brogni é pré-candidato a prefeito do PSD. Na oportunidade Ricardo Ugionni assumiu a presidência do PSD.
_Brogni conversou com Genésio Spillere e Elzio Milanez nesta feijoada “política”.
_O número de obras importantes concluídas e em andamentos desta administração municipal Evandro Gava e Zé Spillere chama a atenção apesar das dificuldades financeiras. Eles terão bastante discurso nestas eleições.
_Conversei na semana passada com o ex-vereador peemedebista Geninho Zanoni que foi também presidente da Câmara de Vereadores. Zanoni recentemente fez transplante de rim e está voltando a ter uma vida normal mas dificilmente vai voltar ao cenário político em breve.
_O nome de Zé Spillere já é reconhecido nos meios políticos como o vice mais “atuante” da nossa história política. É merecido este reconhecimento.
_O jovem Genésio Bortolotto Júnior (PSD) deixou o PP para ser candidato a vereador pelo seu novo partido mas Bortolotto está com um discurso mais cauteloso e já entende se numa composição tiver que ceder seu lugar para outro candidato.
_Há uma máxima nos meios políticos que diz: “Poder não se entrega, se perde…”
_O poder na visão dos políticos não se deve entregar fácil e se for para perder que seja disputando, nunca entregando mesmo que for para outro partido colega de coligação. Logo este partido poderá romper e te deixar falando sozinho. Isso é muito comum nos meios políticos desde quando a maioria dos políticos passou a não cumprir acordos.
_Mediante isso acho pouco provável que o PP apóie um candidato do PSD na cabeça de chapa, sendo seu vice.
_Isto aconteceu uma vez em nossa história política quando o então PDS, atual PP, apoiou o peemedebista Serginho Ghislandi que venceu as eleições por menos de 50 votos.
_O prefeito Evandro Gava além de administrar a prefeitura numa época de crise e ter que concluir várias obras importantes, terá o importante desafio de “reaglutinar” alguns integrantes do seu partido e também os partidos PSD e PMDB para ir à reeleição e obter êxito.
_Gava enfrenta algumas dificuldades em seu partido principalmente por causa do enxugamento da máquina que teve que fazer e outros fatos políticos ocorridos.
_Aconteceram algumas saídas do PP como a do ex-prefeito Élzio Milanez e do jovem Genésio Bortolotto Júnior que foram para o PSD.
_Um ex-secretário municipal deste mandato pelo jeito também deixará o PP e vai ingressar no PSD. Outro “ex-secretário” também poderá seguir o mesmo caminho.
_Segundo algumas pessoas da cúpula do seu partido, vários equívocos de uma liderança política local tem forte influência do seu “primeiro-ministro”.
_Três desafetos dos tempos de PP estão próximos do PSD, um deles já se filiou. Será que agora são “ex-desafetos”?