Hemosc prepara semana especial em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Esta semana será de festividades no hemocentro de Criciúma

Nesta segunda-feira, dia 25, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para celebrar o dia, o hemocentro de Criciúma realiza uma programação especial durante toda semana para atender os doadores. A instituição estará decorada, irá oferecer lanche especial e uma banda vai animar os voluntários. Além disso, os doadores vão ganhar uma camiseta especial.

Conforme a assistente social do Hemosc de Criciúma, Simone Nandi, é muito importante que as pessoas compareçam na instituição, pois o estoque está em baixa. “Nos últimos dias tivemos uma procura enorme em nosso estoque. Agora, além do tipo sanguíneo O negativo, o AB positivo e negativo também estão em falta”, afirma.

Simone acrescenta que nas últimas semanas houve uma solicitação muito grande dos 28 hospitais e clínicas da região, de Imbituba a Passo de Torres, que o hemocentro de Criciúma atende. “Essa demanda grande, junto com o fim do ano, com o período de férias e com o fim de semestre faz com as doações baixem. Este é um período essencial para nosso estoque, pois precisamos manter ele em boas condições para o período de férias. Contamos muito com a ajuda e solidariedade da população”, destaca Simone.

A doação de sangue é simples e não dói. O processo de doação leva em média 40 minutos. Para ser doador basta o voluntário comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável. A instituição está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O doador ainda tem a possibilidade de agendar sua doação. O telefone para contato é (48) 3433-6611.

Douglas Saviato / Assessoria Voluntária