Gastronomia, identidade e cultura é proposta de novo restaurante em Urussanga

Nonno Lauro Osteria & Empório inaugurou neste final de semana na área central da cidade

Com alma e identidade ligadas ao afeto e a acolhida, Nonno Lauro Osteria & Empório é o novo restaurante na cidade de Urussanga com a proposta de sentir-se em casa num antigo lar de uma legítima família de descendência italiana. Inaugurado no final de semana, este lugar peculiar que resgata memórias para reescrever histórias está localizado num edifício na área central construído nos anos 1950.

Com vista para a praça e o patrimônio histórico, ele foi idealizado pelo saudoso comerciante Lauro De Bona. O espírito empreendedor agora é resgatado pelo vínculo familiar do atual casal proprietário, Joelcio De Bona e Athiaia Martins. “De Bona foi uma das famílias tradicionais que ajudaram na fundação e no desenvolvimento da cidade, desde a época da imigração italiana até décadas passadas”, conta Joelcio.

A antiga residência dos patriarcas foi reformada para acolher este novo empreendimento gastronômico. Os ambientes autênticos proporcionam aconchego e remetem à tradição. “Meu avô Lauro foi um comerciante famoso no século passado. São muitas lembranças de amor e alegria neste lugar. O amplo salão antigamente era o local principal onde toda a família compartilhava momentos, principalmente ligados à cultura e boa gastronomia italiana. Agora vamos receber clientes para viverem memórias especiais e escreverem aqui novas histórias que celebrem a vida”, recorda Athiaia.

Destaque para a conservação de detalhes em pisos, cerâmicas, madeira, fotografias, móveis e objetos pertencentes à família. Os ambientes criados são compostos de um amplo salão e espaços menores mais reservados, bem como varandas e um empório para venda de produtos diferenciados. O projeto de repaginação do local foi executado pela Vértice Arquitetura Interiores.

GASTRONOMIA CLÁSSICA E MODERNA

O cardápio do restaurante segue o estilo italiano e contempla receitas clássicas com um toque contemporâneo. A chef é a gaúcha Geovana Cristina Malheiros, com experiência nesta área. “Osteria na Itália é um local típico e geralmente estabelecimento familiar com tradição culinária. Um ambiente de hospitalidade e lugar de encontro”, pontua Joelcio.

Drinques tradicionais e autênticos, chopps artesanais e outros itens estão na carta de bebidas. Já os vinhos têm representatividade nacional com a identidade local dos produtos Vales da Uva Goethe e vinícolas do Rio Grande do Sul, além de uma seleção de importados oriundos de Emilia Romagna, Frascati, Puglia e Verona.

LOCALIZAÇÃO E HORÁRIOS

O restaurante Nonno Lauro Osteria & Empório está localizado no 1º andar do Edifício Lauro De Bona, na Praça Anita Garibaldi, Centro de Urussanga/SC. A entrada é pela escadaria lateral próxima ao estacionamento do banco Bradesco. Os horários de funcionamento serão de terça a sexta-feira, a partir das 17 horas, sábado das 10h às 24h, e domingo a partir das 17 horas. O empório terá os mesmos horários de atendimento para venda de produtos importados, nacionais e locais.

CONHEÇA DETALHES DA HISTÓRIA

Lauro De Bona tinha alma empreendedora e visão inovadora como comerciante, além do espírito familiar e fraterno. Em 1956, ele começou a construção do prédio na área central de Urussanga. Dois anos depois, inaugurou no térreo a Sociedade Comercial Santo Antônio, tendo como sócio Dionísio Pilotto. A loja vendia louças de porcelana, cristais, presentes, tecidos, ferramentas e muitos outros itens. Um marco na época para a pequena cidade.

Em 1959, juntamente com a esposa Irma e os filhos fixaram residência no andar superior do edifício. As portas sempre abertas recebiam familiares, amigos e clientes com a mesa posta e farta. Desta forma, a casa permanecia repleta de pessoas que compartilhavam histórias e resgatavam memórias.

Mais de 60 anos depois e após o falecimento dos patriarcas, a neta Athiaia e o esposo Joelcio decidem dar vida nova ao local e abrir as portas novamente para escrever um novo capítulo desta história. Agora, clientes que procuram pela boa gastronomia irão ajudar a registrar novas memórias neste antigo lar. Emoções e sentimentos presentes nos ambientes e detalhes evidenciam a alma e a identidade deste lugar. O convite dos atuais proprietários é sentir-se em casa neste espaço para viver e celebrar novas alegrias.

Por Eliana Maria Maccari

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!