Nesta terça-feira, 26, a umidade relativa do ar em Nova Veneza chegou a 14%, conforme os dados registrados pela estação meteorológica Aurora, instalada no distrito de Caravaggio em uma parceria entre o Portal Veneza e a empresa Sucataço.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50 e 60%. A alta temperatura registrada hoje, acima dos 36°C, associada a baixa umidade, afetam ainda mais o organismo.
O ar muito seco dificulta a dispersão de gases poluentes, e também resseca as mucosas das vias aéreas, facilitando crises de asma e infecções virais e bacterianas. A desidratação decorrente da baixa umidade deixa o sangue mais denso e também causa problemas oculares e alergia. Com a temperatura alta, a baixa umidade do ar acelera a absorção do suor, ressecando a pele.
Conforme a médica clínica geral Marina Manganelli, algumas atitudes simples podem ajudar a prevenir esses efeitos. É recomendado utilizar umidificador ou uma bacia de água no quarto, tomar muita água, soro fisiológico intranasal, evitar comidas industrializadas e/ou muito salgadas (sódio piora a desidratação) e utilizar colírio de hidratação.
Acompanhe em tempo real os dados da estação meteorológica Aurora
Por Flávia Bortolotto