O voto e a Dilma

Tenho acompanhado nas mais diversas mídias sociais, em nossa imprensa e no dia a dia com outras pessoas o sentimento de alegria e manifestações festivas e eufóricas com o afastamento da Presidenta Dilma. Mesmo não compartilhando de muitas de suas diretrizes e sendo sabedor de todas as atribulações causadas pelos nomes de destaque do PT ultimamente não posso concordar com este sentimento de alegria.

Destituir um presidente do seu cargo, eleito com mais de cinquenta milhões de votos, seja ele quem for, é muito triste e é um verdadeiro tiro no coração da democracia. Quem perde de verdade aqui somos nós cidadãos que vemos o voto ser jogado na lata de lixo e uma decisão popular parar nas barras dos tribunais e nos corredores tenebrosos do congresso nacional. Não discuto aqui os motivos, até porque sabemos todos que foram irrisórios e o “calo no sapato” foram as ações dos petistas no comando de várias iniciativas inconcebíveis principalmente para quem alardeava o combate a corrupção e terminaram agindo tal qual os Maluf, Cunha, Sarney, Calheiros e tantos outros que sempre combateram e condenaram.

O PT perdeu a chance histórica de construir uma nação melhor e mais justa e muito mais que o roubo e os desvios milionários da Petrobras, Mensalão, BNDE e outros a chaga que ficará para o futuro é o roubo do sonho de muita gente. Isso é que realmente não tem preço!

Largada da LARM 2016

No último sábado foi dada a largada do Campeonato Regional de Futebol Amador da LARM 2016. A edição deste ano contará na primeira divisão com apenas oito equipes que jogarão entre si na primeira fase do certame e será utilizada para ranquear as equipes para a segunda fase que será eliminatória.

Não teremos nenhuma equipe rebaixada e duas da segunda divisão sobem para a edição de 2017. Em Nova Veneza, no Estádio Darci Marini, o Metropolitano recebeu o Turvo que agora conta com o futebol de Lalo por muitas temporadas atleta e capitão do Metro. Os vermelhos largaram na frente com Dudu aos seis minutos e caminhavam para uma fácil vitória com o segundo gol através Foguinho aos 13 minutos, dominando completamente o adversário mas no último minuto do primeiro tempo o Turvo descontou com Everton; no segundo período Foguinho fez mais um aos 10 e Jackson fez o segundo do Turvo no final da partida dando cifras definitivas ao placar de 3 X 2 para os neovenezianos.

Já no Estádio da Montanha o Caravaggio recepcionou o Lauro Muller e após um primeiro tempo equilibrado chegou a uma fácil vitória no segundo tempo por 5 X 1 com gols de Maicon Ermo, Beto Cachoeira e três do estreante Lucas Campos, descontando Vaninho para os visitantes. No outro jogo no domingo Araranguá e Mãe Luzia empataram em 1X 1 com o ex Caravaggio Gelinho marcando para o Mãe Luzia; já Cocal e Meleiro que completariam a rodada foi adiado em virtude do mau tempo. Na categoria sub-18 o Metro venceu o Turvo por 1 X 0 e Caravaggio e Lauro Muller ficaram no 0 X 0. A tabela marca para o próximo sábado Meleiro X Caravaggio e Mãe Luzia X Metropolitano.

Novos profissionais na saúde!

Na área da Saúde Pública Municipal alguns profissionais conceituados em nosso meio, por força de lei, deixaram os quadros da municipalidade. Eram nomes valorosos e estavam sempre na linha de frente de várias iniciativas louváveis. Me refiro entre outros tantos a Psicóloga Marilda Ghellere, A Odontóloga Ilce (Didi) Nuernberg e a Enfermeira Nilza Kauling.

Foram vários anos de dedicação e bons serviços prestados à nossa gente. Eram pessoas que em sua atividade davam muito de si, além de somente cumprirem suas obrigações profissionais. Merecem de nossa parte, gratidão, respeito e um grande muito obrigado por tudo o que fizeram.

Agora em seus lugares, via concurso público, assumiram novos integrantes no quadro efetivo da Secretária Municipal de Saúde. Falo de Monica Angonese – Psicóloga; Marcela Spillere Rovaris – Médica; Gabriela G. AStolfi, Isabela Felippe, Angélica Costa, Guilherme Milanez – Odontólogos e Thayse A. Zandomenego, Paula P. Teixeira – Enfermeiras. Desejo em nome de todos os Neovenezianos as boas vindas e torço para que obtenham entre nós a mesma aceitação e eficiência dos seus antecessores.

Futsal municipal tem semana decisiva

Nossas quadras viverão, com certeza, fortes emoções nesta semana com jogos eliminatórios por todas as categorias do Campeonato Municipal de Futsal.  Na segunda feira, dia 5, em São Bento Baixo será a vez do Quarentão com jogos teoricamente dos mais equilibrados entre Riacho da Ponte x Oficina Marcos e Amigos do Ci X São Bento Baixo.

Já na terça teremos em Nova Veneza as semifinais dos Masters enquanto no Caravaggio além de uma semifinal do feminino teremos dois eliminatórios do Aberto com Oganise X Old Boys e Oahlacrop X Renegados; na quinta–feira em Caravaggio quem busca a classificação no aberto é o Lendas , além do Veneza que enfrenta o Blue Edge e completaremos a noite esportiva com mais uma semifinal feminina.

Hospital São Marcos respira !

O Hospital São Marcos de Nova Veneza que a muitas décadas serve a população de Nova Veneza e região passou recentemente por mais um momento crítico em sua longa história.  Alegando prejuízo constante e duradouro o ISEV, instituição que detém o comando administrativo daquela casa decidiu encerrar as atividades no local se propondo a devolver o hospital para as Irmas Beneditinas ou mesmo fechar as portas .

Depois de uma negociação que envolveu a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores conseguiu-se prorrogar o funcionamento até pelo menos o final do ano. Para isso, parte do valor devolvido da Câmara para a Prefeitura será remanejado para o Hospital e será dado um reajuste no valor da parcela repassada para o custeio mensal do Pronto Socorro. A notícia boa é que o ISEV abrirá uma ala de internação para atendimento psiquiátrico voltado a infância e a adolescência em uma parceria com o renomado Instituto João Quevedo.

Dica da semana

Nesta época de turbulência política em nosso Brasil ouço por aí muitas pessoas elogiando a Ditadura sem nunca ter vivido nem sentido na pele o seu lado tenebroso e escuro onde externar uma opinião, defender uma causa ou fazer uma crítica era considerado subversão a ordem e era punida com rigor. Um pouco deste clima pode ser sentido ao ouvirmos nossa dica desta semana; me refiro a música “Cálice” de Chico Buarque e Milton Nascimento onde trocamos cálice por cale-se e revivemos os“ anos  de  chumbo ”.