Viver SUS avalia a boa gestão da saúde em Nova Veneza

Características positivas como acolhimento, comprometimento da equipe, parcerias e organização foram exaltadas pelo grupo da Unesc.

Estudantes e residentes da Universidade do Extremo Sul Catarinense estiveram em Nova Veneza na última semana, conhecendo o sistema de saúde coletiva do município. O grupo faz parte do programa Vivências e Experiências na Realidade do SUS. Após a imersão na realidade da cidade, a equipe composta por oito pessoas fez um balanço bastante positivo do sistema de saúde do município.

O ponto que mais chamou a atenção, não somente na área avaliada, mas em todos os sentidos, foi o acolhimento do povo de Nova Veneza. Outro ponto levantado foi a organização da equipe, que mesmo reduzida consegue atender as demandas com eficiência. “Em comparação a outros lugares, nos chamou a atenção o modelo de trabalho organizado e descentralizador que encontramos aqui. Os profissionais tem autonomia e isso resulta em qualidade no atendimento”, comentou a líder do grupo, Elisa Bobsin. Outra impressão positiva destacada pelo grupo foi a real funcionalidade dos postos que prestam a saúde básica, evitando problemas de filas em hospitais, situação enfrentada por grande parte dos municípios.

Durante os cinco dias em que estudaram a realidade da cidade, o grupo teve o acompanhamento da enfermeira Lia Spillere, que apresentou a estrutura da rede, profissionais, práticas e pacientes, e os Planos Municipais de Saúde. “Para nós que diariamente vivenciamos isso, é importante receber uma avaliação de quem tem um olhar amplo da região. É motivador quando essa avaliação é tão positiva pois é um reflexo do que o que nos é cobrado e mostra que estamos executando e trazendo os resultados”, afirmou Lia. No encerramento da semana, o grupo agradeceu todo o apoio da Secretaria de Saúde e do Secretário Edilson Milanez. “Fico contente em saber que nossos esforços estão tendo o resultado esperado. Muito ainda precisa ser feito e essa é nossa meta”, agradeceu Milanez.

Willians Biehl

Um Comentário