Por Cris Freitas

Destaque na produção de vinhos em Nova Veneza, a Vinícola Borgo lança neste mês de agosto o primeiro vinho Assemblage. A novidade é composta por uma mistura de três rótulos que garantem um vinho ainda mais original, na receita Merlot, Ancellota e Cabernet Sauvignon. O sabor é novo, mas as tradições se mantem vivas com uma produção artesanal e em pequena quantidade preservando os sabores das uvas.

A ideia surgiu quando o proprietário Onévio Colombo não quis desperdiçar as sobras de alguns vinhos finos após a degustação servida na vinícola que se transformou em um ponto turísticos no interior de Nova Veneza.

“Servimos degustações na Borgo principalmente durante os finais de semana de todos os tipos de vinhos, um dia sobrou os vinhos finos e misturei Merlot, Ancellota e Cabernet Sauvignon para degustar com a minha esposa. Aprovamos a mistura e percebemos que tinha um bom equilíbrio. Surgiu então a ideia de fazer um vinho assemblage”, ressaltou.

Para chegar até o produto final foram necessários diversos testes para encontrar o melhor equilíbrio entre os vinhos. “A questão era ter a quantidade ideal de cada um para ter um bom equilíbrio, pois cada vinho tem uma característica diferente e foram meses de testes junto ao nosso enólogo que é o responsável técnico da Vinícola Borgo para chegarmos na melhor assemblage, tem menos Ancellota e mais Merlot e Cabernet Sauvignon”, destacou.

A Assemblage é um termo usado em enologia para designar a mistura de vinhos realizada para com as diferentes características de cada vinho obter um produto final mais equilibrado. “Os vinhos foram elaborados em separado. Cada um foi elaborado para expressar as características da uva que lhe deu origem. Depois de praticamente prontos, fizemos diversos testes para encontrar uma proporção de mistura que gerasse um vinho mais complexo, mesclando o corpo de cabernet, a maciez do merlot e intensidade do ancelota”, revelou o enólogo Stevan Grützmann Arcari.

Vinícola

Localizada no interior de Nova Veneza, ponto de visitação de diversos turísticas, a Vinícola Borgo encontra-se em um acolhedor castelo construído a partir de pedras abrigando no interior uma autêntica vinícola que preserva as tradições da vinicultura trazida pelos imigrantes italianos que chegaram na cidade em 1891.

São elaborados diversos vinhos de mesa utilizando uvas Bordô e Niagara. E os vinhos finos com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancellota, Proceso e Goethe. Também são produzidos outros produtos de forma artesanal em pequena escala como sucos, licores finos e geleias.