Criada com o intuito de fortalecer o segmento gastronômico de Criciúma, desenvolvendo seu potencial turístico, a Via Gastronômica da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) completa nesta quarta-feira, 13, sete anos de atuação.
“A Via nasceu da iniciativa de alguns visionários, com o intuito de organizar o segmento gastronômico em Criciúma. Muitas ações marcantes para o setor e para a Via tornaram o núcleo uma instituição tão respeitada e reconhecida, inclusive de utilidade pública”, destaca o presidente da Via Gastronômica, Joster Favero.
O Festival de Sabores e o Mapa Gastronômico são algumas das ações promovidas pelo núcleo da Acic. “Realizaremos neste ano a oitava edição do Festival, evento que já se consolida na cidade. Lançamos ainda o projeto do Mapa Gastronômico, roteiro que apresenta as 25 casas integrantes da Via, e muitos outros movimentos foram promovidos para fortalecer o segmento”, enaltece Favero.
“Ampliamos o número de associados e atuamos junto às instituições públicas, Poder Público e aos órgãos de segurança durante a pandemia, e ainda a inclusão na pauta do Governo Municipal da discussão de iniciativas que fomentem o turismo e a gastronomia da cidade”, acrescenta o presidente do núcleo.
Seguindo a metodologia do Programa Empreender, lançado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Sebrae, a Via é um dos 26 núcleos da Acic.
“Nosso papel e grande desafio é continuar nos organizando enquanto associativismo, para o desenvolvimento dos negócios e o fortalecimento da nossa economia. Me sinto muito orgulhoso de estar à frente da Via na celebração desses sete anos, ressaltando que a Via é reconhecida também estadualmente com a nossa participação por meio da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, fazendo parte da diretoria executiva”, conclui.
Por Deize Felisberto