Vereadores de Nova Veneza aprovaram todas as proposições da 21ª sessão ordinária de 2018

Sessão ordinária aconteceu nesta terça-feira, 17, na Casa Legislativa do município.

Pensando no bem estar da população neoveneziana, proposições para melhorias no município foram apreciadas pelos vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza, durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, dia 17. Na ausência do presidente da Câmara, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD) por motivo particular, a sessão foi presidida pelo primeiro secretário da Casa, vereador Cesar Augusto Paseto (PSDB). O vereador Arlindo da Silva (PSDB), também não participou da sessão, por motivo de saúde. O prefeito municipal Rogério Frigo marcou presença na sessão ordinária.

A instalação de um playground e luminárias no entorno da pista de atletismo no complexo esportivo Giuseppe Dominelli, situado na localidade de São Bento Alto, foi a primeira indicação do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) votada durante a sessão. De acordo com o vereador foi um pedido solicitado pelos moradores que estão utilizando a pista de atletismo no entorno do campo de futebol para realizar caminhadas noturnas, levando seus filhos menores. “Com o atendimento desta indicação os pais poderão realizar atividades físicas com segurança e as crianças terão espaço adequado para desfrutar de momentos de lazer e diversão. Essa indicação analisada junto com a população do São Bento Alto, ela faz por valer porque aquela comunidade junto a diretoria do complexo esportivo, eles estão demonstrando muito cuidado com o local e também quando recebem algum recurso público eles aplicam de uma forma que a população consegue enxergar. Aquela comunidade junto com aquela diretoria estão de parabéns da forma que estão cuidando e aplicando o dinheiro”, garante.

O mesmo vereador foi autor de outras duas indicações, uma solicitando a construção ou instalação de uma rampa de acesso ao Museu do Imigrante, com a finalidade de proporcionar acessibilidade aos deficientes físicos, e a outra indicação para solicitar ao Poder Executivo Municipal, por intermédio do responsável pela Secretaria de Assistência Social e com o apoio da AFAVE, que estude a possibilidade de implantar em Nova Veneza, o projeto Caixa Solidária, que prevê a formalização de acordo de cooperação, sem fins lucrativo, para instalação de caixas ou containers que ficam à disposição do público  em locais de fácil acesso, para coleta de roupas, calçados e cobertores para serem destinados a pessoas ou instituições que necessitam.

Por sua vez, o legislador Carlos Eduardo Ghislandi – Dado (MDB)  como indicação ao Poder Executivo Municipal, por intermédio da secretaria de cultura, esporte e turismo, pede que seja criada uma agenda fixa dos eventos de Nova Veneza. “Que a secretaria de cultura possa fazer uma agenda fixa, para que pessoas de fora e até as pessoas do município possam se agendar, fazer um melhor controle de quando são as datas festivas. Sempre com um período de antecedência a gente poderia estar divulgando essas datas e deixar num site da internet ou deixar em folders fixos que ficassem na praça ou em pontos turísticos”, sugere Ghislandi.

Também por meio de indicação o vereador Dado deseja a criação de conselhos comunitários para fiscalização, controle e sugestões perante as ações de todas as secretarias instaladas no município, sendo que tais conselhos deverão ser formandos, no mínimo, por 50% de representantes da sociedade. “Apesar de termos conselho da saúde, conselho da segurança, conselho da indústria e comércio, esses conselhos são formados por indicações políticas, então eles não tem a efetividade necessária para que a população realmente tenha controle sobre o que acontece no município. Nós temos exemplos em outras cidades que estão adotando esta prática e ela é muito salutar porque traz a população para dentro da administração pública, então as ideias são compartilhadas”, defende.

O legislador Claiton Zanzi (MDB) solicitou reparos nas lajotas da rua Vendolino Warmling, localizada  no distrito de São Bento Baixo. “Essa indicação é atendendo um pedido de um morador que construiu sua casa e está querendo construir a calçada e não pode fazer a calçada sem que se faça esse reparo nas lajotas. Hoje a intendência esta equipada com caminhões, retroescavadeira, com funcionários e eu não vejo o porque não se fazer esse trabalho. A gente aguarda o mais rápido possível esses reparos”, anseia.

Mediante a indicação do vereador Claiton, o vereador Edaltro Bortolotto (PSDB) relatou que na última segunda-feira esteve conversando com o intendente solicitando que fosse realizado esse serviço, que segundo ele só não foi feito porque com a chuva ocasionaria muito barro. “Assim que o tempo melhorar quem sabe na quarta ou quinta-feira vai ser colocado a máquina lá para fazer essa recuperação. Iniciar ela ainda esta semana, garantiu.

Requerimentos

Ainda durante a sessão, dois requerimentos estiveram em pauta para votação dos vereadores. Um dos requerimentos de autoria do legislador Claiton Zanzi (MDB) requer que o Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Nova Veneza, Ricardo De Souza Mello Filho e o Assessor Jurídico, Luiz Henrique Baldessar Gava, sejam convidados para uma reunião a ser realizada na Câmara de Vereadores de Nova Veneza, com data e horário agendados mediante disponibilidade dos convidados e dos vereadores. O assunto a ser debatido durante a reunião é sobre a possibilidade de criação de uma Lei Municipal dispondo sobre a regulamentação de tráfego de caminhões pesados no município de Nova Veneza. “Como é de conhecimento de todos, a gente sofre muito com o trânsito desses caminhões acima do peso. O município não tem uma lei específica para isso, a não ser em algumas vias aqui do Centro. Podemos estudar a possibilidade para fazer uma lei para poder ser aplicado também nas outras vias do municio”, almeja Zanzi.

Com a finalidade de prestar informações e explanar sobre as  atividades realizadas e os projetos que estão sendo implantados pela Comissão do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia o vereador Edaltro Luiz Bortolotto (PSDB) pediu o envio de requerimento à presidente da Comissão do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, Miriam da Conceição Martins, para convida-la a comparecer na Casa Legislativa. O convite sugere a presença da presidente na primeira sessão ordinária do mês de agosto, dia 7, às 19h.

Rafaela Trombin Maciel