Vereadores de Nova Veneza debatem a coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo voltou a ser assunto na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. O assunto foi levantado por uma indicação do vereador Valtenir de Mattia (PP), que solicitou projeto de lei para instituir a coleta seletiva de lixo urbano e rural. Em anexo a indicação, foi encaminhado o projeto de lei de autoria do legislativo que foi rejeitado por vício de competência.

Segundo Mattia, o Governo Federal bloqueou algumas formas de recursos, oriundos da Funasa, Ministérios do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, Badesc, Banco do Brasil e Caixa para financiamento do projeto. “A coleta deve ser implantada até 2014. Agora vamos ter que implantar com recursos próprios”, disse Mattia.

O vereador Valmor Ugioni, (PSDB) rebateu as criticas, dizendo que Nova Veneza pode receber recursos, pois o prazo é até 2014, que o município tem muito crédito e por isso recebe recursos federais de 15 em 15 dias.

O presidente da Câmara, Lodejane Zanoni, disse que é importante o debate sobre o tema, que existia um prazo a ser cumprido por força da lei. “É um tema relevante, que merece atenção. Os municípios vão ter que implantar”, disse Zanoni, lembrando da importância da presença do secretário de planejamento municipal, Carlos Savi, para acompanhar o debate sobre o tema no plenário.

O vereador José Luiz Ronconi (PT) acredita que o projeto não virá para câmara este ano. “Com a complexidade do projeto, não acredito que ele venha para câmara este ano. Seria mais prudente que o próximo gestor venha a fazer isso. A presidenta Dilma está correta em fazer pressão para implantação do projeto”, afirmou Ronconi.

Antonio Rozeng 

Vereadores de Nova Veneza debatem a coleta seletiva de lixoVereadores de Nova Veneza debatem a coleta seletiva de lixoVereadores de Nova Veneza debatem a coleta seletiva de lixo