Vereadores aprovam projeto de lei para pavimentação do Parque Industrial Jerônimo Spillere

Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza votaram sete proposições, sendo seis indicações de autoria dos vereadores e um projeto de lei de iniciativa do poder Executivo Municipal.

Tratando do projeto de lei nº0009, que institui regime de tributação diferenciado para pagamento e contribuição de melhoria, decorrente do investimento na pavimentação asfáltica no Parque Industrial Jerônimo Spillere, localizado no distrito de Caravaggio, os votos foram oito a favor da aprovação e um contra.

O vereador contrário à aprovação, foi o parlamentar Carlos Eduardo Ghislandi (PMDB) que apresentou como justificativas, não ter tempo hábil para averiguar a legalidade do projeto, além de ser contra a contribuição das empresas para isso. “Há muito tempo venho pedindo que esse Parque Industrial seja asfaltado. Sou a favor que as empresas sejam beneficiadas, mas sou contra a contribuição de melhorias pelas empresas, pois as empresas já contribuem muito com o município”, comenta.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto (PSD) o Biro Biro, votou a favor e agradeceu o apoio dos colegas vereadores que também foram favoráveis. “Depois de tanta espera para essa obra que é muito importante para Nova Veneza, essa Casa não poderia ficar tramitando com esse projeto que vai beneficiar além do Parque Industrial, também toda a comunidade do Caravaggio. Quando é pro bem do município, essa Casa vai estar sempre ao lado dos munícipes”, destacou.

Ao tratar das indicações dos legisladores, feitas ao poder executivo municipal, o vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB), foi o autor que solicita uma nova escadaria que dá acesso ao segundo piso do Museu Municipal. Segundo o vereador a escada é bastante antiga e apresenta perigo, dificultando um melhor aproveitamento do espaço elevado. “Temos uma estrutura muito bonita que foi a primeira prefeitura de Nova Veneza. Mas, hoje temos o segundo andar onde só se guardam as vestes para o Carnaval. A gente vem perdendo um espaço maravilhoso para fazer até mesmo coquetéis, dedicatórias de livros, gerar a cultura, não só através do turismo, mas também do artista”, anseia.

O mesmo vereador fez uma segunda indicação na Casa, pedindo que seja providenciado o reajuste salarial referente a 30 horas do Conselho Municipal da Criança e Adolescente. De acordo com o vereador o Conselho Municipal da Criança e Adolescente encontra-se com o menor salário hora da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e lembra ainda, que as conselheiras estão sempre à disposição, sem remuneração, durante o cumprimento de férias, feriados, licenças e finais de semanas.

O vereador Carlos Eduardo Ghislandi (PMDB), teve iniciativa em duas indicações durante a sessão. Uma delas é que seja providenciada a elaboração de projeto de pavimentação asfáltica na região central do distrito de Caravaggio. Especialmente no trecho localizado no entorno do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, até onde reinicia o asfalto em direção ao Centro do município de Nova Veneza.

A outra indicação do mesmo vereador, segundo ele, uma indicação já feita em outras oportunidades, é que seja elaborado um projeto de infraestrutura para o centro histórico, englobando as duas quadras centrais do município de Nova Veneza, no sentido de unificar as praças Humberto Bortoluzzi, Cônego Amilcar Gabriel e Palazzo Delle Acque, assim ampliando o espaço atrativo aos turistas e investidores da cidade. “Que seja feita uma padronização, um estudo, um projeto para o futuro.Por que entra prefeito, sai prefeito e cada um tem uma ideia, vai querer fazer de um jeito. Se tivéssemos um projeto para dez ou quinze anos de execução em módulos, fazer o módulo 1, módulo 2, módulo 3, quem sabe poderíamos ter uma visão melhor do futuro. Com certeza traria muito mais frutos para o turismo e para os moradores do municípios”, anseia.

O vereador Claiton Zanzi (PMDB) parabenizou o colega pela indicação e falou sobre a contratação de empresas especializadas para que projetos possam ser pensados para Nova Veneza, como um lago com uma gôndola que possa fazer passeio, por exemplo. “Quero reforçar que hoje nós temos o ministro de Turismo, Vinícius Lummertz, que é catarinense e também é o momento adequado para gente fazer um projeto e tentar buscar recursos, já que temos essa ligação”, acredita o vereador.

Por sua vez, o legislador Arlindo da Silva (PSDB) fez indicação para que seja realizada a continuação da rua Josephina Sachet Milanez, no trecho que liga com a rua Giácomo Milanez, passando pela propriedade de Nereu Sachet e Alcides Minatto, até a rua João Sachet. “É de muita importância, vai encurtar a distância para os trabalhadores e empresários. Com certeza é uma rua que vai ser muito bem utilizada”, garante.

Por fim, o vereador Altevir Salésio Amboni (PP) solicitou que seja feita com urgência o conserto do alambrado que fica ao redor do campo de futebol do Estádio Darci Marini, localizado no bairro Bortolotto em Nova Veneza. O vereador conta que esteve no Estádio no último domingo, 15, para assistir a partida do jogo, e viu a necessidade do conserto do alambrado.

Todas as indicações foram votadas e aprovadas por unanimidade.

Rafaela Trombin Maciel