O presidente da Câmara de Vereadores de Siderópolis, Joênio Marques, assumiu interinamente a prefeitura até o dia 04 de novembro. O ato de posse foi realizado na manhã desta quarta-feira, 26, um pouco antes da viagem oficial do prefeito Hélio Cesa, o Alemão, e do vice-prefeito, Roni Remor, à Itália. Eles irão comandar a comitiva que vai participar das solenidades de renovação do Gemellaggio com a cidade de Val Di Zoldo (nome criado com a unificação de Forno Di Zoldo e Zoldo Alto, em 23 de fevereiro de 2016). O pacto entre Rio Jordão e a cidade italiana é datado de 1995 e a cada cinco anos o acordo é reafirmado no Brasil e na Itália.
Durante a posse, que lotou o gabinete, o prefeito em exercício lembrou sua trajetória política e profissional e agradeceu a todos pela oportunidade de entrar para a história de Siderópolis. “Agradeço a Deus, a minha família e a todos os amigos que acreditaram em mim e, principalmente àqueles que me incentivaram a lutar por dias melhores para todos os sideropolitanos. Essa cidade faz parte de mim e seu cheiro vai comigo onde eu for”, destacou Joênio Marques, visivelmente emocionado, acrescentando que “mesmo com poucos dias no cargo, vai se dedicar e atuar com toda responsabilidade que a função exige”. Joênio foi eleito vereador em 2012 e assumiu como presidente do legislativo em 2016. Depois de 54 anos, ele foi o segundo vereador negro eleito em Siderópolis e agora se torna o primeiro negro a assumir também a prefeitura.
O prefeito licenciado Hélio Cesa, agradeceu a parceria da Câmara de Vereadores e desejou sucesso durante na interinidade. “Estou deixando a caneta com tinta e tenho certeza de que Siderópolis vai continuar em boas mãos”, declarou Alemão, que já solicitou a assinatura do prefeito interino em um ofício que será encaminhado à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para continuidade do desassoreamento do Rio Fiurita.
Também estiveram presentes ao ato de posse o vice-prefeito Roni Remor; os vereadores Valdemir Caminatti, Jenete Trento e Romildo Soares. O prefeito de Criciúma Márcio Búrigo; secretários municipais, familiares e amigos.