Colunistas

Vènere santo e pascua


Semana Santa é uma das tradições mais antiga do universo do cristianismo. A praça central de Nova Veneza ganhou uma decoração especial voltada a páscoa, e tem atraído muitos neovenezianos e turistas. A Via-crucis denominada de “caminho da fé” de Nova Veneza esta semana será movimentada por fiéis e turistas.

Segundo a história, nela complementa os quatorze momentos mais doloroso da vida de Cristo representado nas estações da via sacra. Os capitéis em estilo romano basilical foram projetados por este colunista, e estão entre a igreja matriz São Marcos e famosa capela de Jesus Crucificado, também conhecida por capela do Cristo. Aproveito para desejar a todos leitores uma feliz páscoa. “Che’l pasa par ‘sta via cuà, el se recorda de Jezù e Marìa!!!”

AUGUSTO BRUNELLI


Neoveneziano senhor Augusto Brunelli, com os seus 82 anos têm memória de dar inveja a qualquer jovem. Augusto na sua humildade é portador dos 4C, calmo, culto, caprichoso e conhecedor de boa parte da história neoveneziana por convivência.

Testemunho ocular de muitos fatos da nossa história. Ele vai participar de um dos meus vídeos\documentários de fato que está no anonimato há mais de seis décadas. O carinho de pai é tão grande que todos os seus filhos permanecem ladeados na sua propriedade em Nova Veneza.

Carpintaria e atividade rural foi sua atividade principal, no qual não para de trabalhar. No registro fotográfico seu Augusto na sua cultivação de pitaia. “Zente bona!!!”

FAMÈJA GRANDI


No registro fotográfico os irmão Chaniel, Chadson, Chaudenir e Chanderlei filhos dos saudosos Antonio “Toni” Grandi e Lídia Gava Grandi . Nas minhas pesquisas sobre as origens dos nomes e sobrenomes também está esta família, que os pais foram criativos nos nomes. Todos os oito filhos tinham o “Ch” no início do nome, assim era ordem: Chirlei, Chirlete, Charles, Chaniel, Chaudenir, Chanderlei, Cheila e o Chadson. “Bei nome!!!”

ELICÒTERO NTEA SCUOLA

Na semana passada um helicóptero sobrevoou a área central de Nova Veneza e com permissão, pousou no campo de futebol da escola estadual Abílio César Borges. O impressionismo da aeronave de modelo Robson44 chamou a atenção dos alunos que foram convidados para conhecer de perto. “Ze bel saver e conoser!!!”

LU NO  SI  FERMA

Parabéns ao atleta neoveneziano Ricardo Buratto. Maratonista que tem participado de várias competições. Na maioria delas traz troféus e medalhas. “Bravo!!!”

NO XE MIA CIÁCOE DE PAPAGALO

Não é conversa de papagaio. Nei Antonio Zanelatto taxista da área central da capital mundial da Polenta tem um papagaio de estimação, que nas horas de folga gosta de florear uma gaita pianada para  seu “rico” escutar, está fazendo sucesso no YouTube.

Ele era muito amigo do saudoso Adelar Bertussi um dos ícones da música regionalista do Rio Grande do Sul. Poucos meses antes do falecimento do Adelar, o taxista gravou uma moda na casa dele no interior de Caxias do Sul. O vídeo está próximo a meio milhão de visualizações. “Ostrega…!”

EN FAMÈJA


Em família o casal amigo Eduardo Uggioni e sua bela Maritê Bardini Simon com o primogênito João Antonio. “Vita sana!!!”

BANDIERA DEL’AFRICA


Chegaram mais duas bandeiras do continente africano para a coleção do mastro “La Patria Bmnt” da Colonia Del Bauco. As bandeiras foram gentileza do amigo Ademir Cardoso que recém chegou daqueles países. No registro a bandeira da Africa do Sul. Grasie!!!!

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.