Por conta da crise do novo Coronavírus, 2020 foi um ano conturbado e muito diferente. Mesmo que em muitas cidades as medidas de isolamento social estejam menos rígidas, há uma grande preocupação com as festas de final de ano.
Nesse período ocorrem muitos encontros com familiares e amigos, o que pode aumentar o número de contaminados. Para evitar que isso aconteça, as celebrações de Natal e Ano Novo devem ser diferentes do que se está acostumado.
Para garantir a sua segurança e a dos seus entes queridos é preciso tomar cuidados redobrados nesse ano. Editora de saúde do site Guia de Bem-Estar, Joana Dias tem algumas dicas de como isso pode ser feito.
Faça reuniões menores e apenas com pessoas de convivência direta
Por mais que as festas de final de ano sejam sinônimo de grandes reuniões familiares, a recomendação é que em 2020 elas sejam celebradas apenas com pessoas que moram juntas.
Deve-se, portanto, evitar entrar em contato direto com pessoas que não sejam do convívio mais próximo e realizar ceias pequenas.
Além disso, caso exista na casa alguém apresentando sintomas do Covid-19 ou que tenha sido diagnosticado com a doença deve-se mantê-lo isolado.
Dê preferência por locais abertos
Locais abertos e bem ventilados apresentam uma menor probabilidade de contágio entre as pessoas. Por isso, nesse ano recomenda-se evitar realizar as festas em ambientes fechados.
O ideal é que se dê preferência para áreas ao ar livre, como varandas e quintais, ou que se mantenham as janelas e portas abertas enquanto as pessoas estão juntas.
Mantenha a distância
De acordo com a especialista, se forem ocorrer encontros com pessoas que não são do mesmo convívio social durante as festas de final de ano deve-se manter uma distância segura.
A sugestão dos órgãos de saúde é de que haja um distanciamento de 1,80 metros entre os indivíduos, principalmente no momento em que estiverem comendo ou bebendo.
Inclusive, o mais correto é manter em uma mesma mesa apenas as pessoas que convivem diretamente no dia a dia.
Use máscaras
As máscaras se tornaram um acessório indispensável atualmente e mesmo durante as celebrações de Natal e Ano Novo elas precisam ser utilizadas.
Isso deve ser feito principalmente quando se está em contato com pessoas que não vivem na mesma casa, e as máscaras somente devem ser retiradas na hora da alimentação.
Higienize as mãos antes de entrar em contato com bebidas ou comidas
É muito comum que durante as festas os participantes toquem em garrafas e talheres no momento de se servir.
Para diminuir as chances de contaminação, o ideal é que sempre antes de entrar em contato com a comida ou bebida lave-se as mãos ou utilize álcool em gel. Por isso, é interessante deixar na mesa um frasquinho com álcool ou um ambiente para higienização de fácil acesso.
Evite abraços e beijos
Por mais que todos os anos ocorra o tradicional abraço de “Feliz Natal” ou “Feliz Ano Novo”, em 2020 eles devem ser evitados.
O contato direto, principalmente com quem é de fora, aumenta os riscos de contágio da doença. Logo, para garantir a segurança não são recomendados abraços e beijos em quem não é próximo no dia a dia.