Nicola Gava

Vamos dar uma volta em Nova Veneza pelo túnel do tempo

foto-antiga-ruas-miguel-giacca-dos-imigrantes

NOVA VENÈSSIA NTEL’ANI SESSANTA

Vamos dar uma volta em Nova Veneza pelo túnel do tempo, no final da década de 60,  pelas ruas Michelli “Miguel” Giacca e Dos Imigrantes, interligadas na mesma linha de leste para oeste. Observem no lado esquerdo: primeira casa, hoje onde está a “Mercearia do Bel” seguida do prédio onde funciona a “Burgheria” depois o prédio do “Hotel e Restaurante Veneza”.

Não existia o prédio do Senhor Adelino Ghislandi (Hoje Gelateria e Café Gheppo), e nem o da atual Padaria São Marcos. A ponte é a de ferro feita em 1955, que em 1972 foi substituída por uma de concreto, que durou apenas dois anos, destruída na grande enchente de 1974.]

Continuando depois da ponte até o cruzamento da Rua Alfredo Pessi nem uma construção (Local de hoje: Banco do Brasil, Despachante Buratto, Ilka Malhas, Padaria Dolci & Panni e Posto Mondardo). Na esquina o prédio antigo da família Crippa que já está na terceira geração de herdeiros. Depois, encima do morro se vê a centenária casa do saudoso José “Bepe” Gava que ainda pertence a seus descendentes.

Voltamos para a margem direita da foto, as edificações praticamente são as mesmas. Um trecho da área central tinha a pavimentação em pedras, que depois foram substituídas pelas lajotas de concreto de forma sextavadas. Pelo movimento de pedestres e carros (Rural e Jeep), a foto fora feita num domingo. Assim era a nossa capital mundial da Polenta nos anos 60.  La nostra storia!!!

santo-antonio-arlindo-bicicleta

santo-antonio-capela-pintura

santo-antonio-variaa-pinturas

SANTO ANTONIO IN ARTE

Memórias da localidade de Santo Antonio em autênticas telas da artista Débora Nuernberg Goulart. A primeira na ordem das fotos, pinceladas em tinta acrílica traz o senhor Arlindo Mondardo (84 anos) um dos mais tradicionais moradores da localidade de Santo Antonio que fica município de Siderópolis, mas, está nas extremidades territorial com centro de Nova Veneza.

Arlindo pedalando em sua “Monark Barra Circular”. O titulo “Esta rua nunca mais será a mesma”, pois, era estrada de chão, há pouco mais de um mês recebeu pavimentação asfaltica, uma antiga revindicação dos moradores. A segunda foto é a capela do santo padroeiro da localidade que leva o mesmo nome.

Os quadros fazem partes de uma série que pintei e intitulei de “Santo Antonio” onde quero retratar meu chão, o lugar onde nasci, cresci e continuo apaixonada, afirma a artista, que formada em artes visuais pela Unesc.

Os quadros estão expostos no restaurante da Padaria São Marcos na área central da capital mundial da Polenta (Nova Veneza). Parabéns Débora e obrigado pela gentileza de ceder a obra para expor. Brava… Bravissima!!!

mahiani-marcos-fusca

MOROSI PAR TUTA LA VITA

Nos magníficos registros fotográficos de “RaqueLLuiz Fotografia” os noivos que neste sábado celebram o matrimônio. A bela simpática noiva da localidade de São José Mahiani Marangoni Semprebon e Marcos Antônio Tomasi.

O sim e o sim será na igreja matriz São Marcos pelo Dom Vilmar Moretto. Os convidados serão recepcionados no belo restaurante Romagna que fica próximo a barragem de rio São Bento. Agradeço aos noivos e familiares pela gentileza do convite, e com certeza estaremos lá prestigiando este momento impar dos noivos. Maridar lè come ndar en paradiso!!!

BAUCO  X  NONA ANGELINA

Passata la eleisson la Nona Angelina ghe dis al so neodo Bauco: Varda Bauco anca ti pol esser el sindaco (Prefeito) deea capital mondial deea Polenta!!! El Bauco risponde con la domanda: Anca mi pol esser un sindaco??? La Nona Angelina fa una esplicassion: Tuti e sindachi di Nova Venèssia gà i nome che finissi con la letra “O”: Alfredo, Aquilino, Antonio, Genésio, Elzio, Édio, Sergio, Rogério e Evandro. Anca el to nome Bauco finisse con la letra “O”. El Bauco risponde… Anca Porcozio finisse con la letra “O”!

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.