Por Cris Freitas

Começa a partir desta segunda-feira, 4, a campanha de vacinação contra a febre amarela em Nova Veneza. 

As doses estarão disponíveis para pacientes de 9 meses a 60 anos incompletos que devem procurar as Unidades de Saúde do Centro, Caravaggio e São Bento Baixo, de segunda a quinta-feira, com horário estendido até às 20h.

Já no interior, a UBS do São Francisco atenderá na terça e quarta com horário estendido até às 20h. A estimativa é imunizar 10 mil pessoas.
“A vacina é o único meio de prevenção contra a doença. As Unidades de Saúde estarão atendendo de segunda a quinta, em horário estendido para sanar a demanda de vacinação. E no interior na quarta e quinta. A campanha acontece nos três estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em virtude do registro de casos da doença no litoral sul paranaense. E com isso, as Vigilâncias Epidemiológicas dos estados se uniram para realizar a campanha”, destacou a secretária municipal de saúde, Maristela Vitali Cúnico.

Doença

Febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos encontrados na parte norte da América do Sul e África. Dor no abdômen, costas ou músculos, calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite, náusea ou vômitos são os sintomas mais comuns da doença. Se perceber a ocorrência desses sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima.