Por Willians Biehl

Anúncio foi feito pelo ministro Luiz Henrique Mandetta. Prefeito Rogério Frigo afirma que algumas das medidas propostas já funcionam em Nova Veneza.  

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou na última terça-feira, 9, novas ações para qualificar e ampliar o acesso aos serviços da Atenção Básica – principal porta de entrada do SUS. O anúncio foi realizado durante participação no Painel Compromissos + Brasil, na Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Uma das propostas do governo seria financiar a ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, como por exemplo, não fechando as UBS ao meio dia, ou estendendo seu horário após às 17h.

Para o prefeito Rogério Frigo, que está no evento em Brasília, do que foi proposto, alguns itens já estão em funcionamento em Nova Veneza. “Nós já temos coisas diferentes, por exemplo, nós temos o 24h do hospital que é subsidiado pelo município. Mas se houver necessidade nós também vamos adotar. Cada cidade tem lá uma situação diferente, mas eu vejo que hoje Nova Veneza não seria com tanta necessidade. Nós já criamos o ‘Saúde do Trabalhador’, ele atende com dentistas e médicos até às 21h,” explicou o prefeito.

“Essa decisão ela ainda não tá amadurecida.  Cada município tem uma realidade, por exemplo, uma cidade grande já é hábito de tudo funcionar e não fechar nada no horário do meio-dia e talvez até prorrogar à noite, em cidade do interior ela tem diferença, mas se tiver recurso para subsidiar esse serviço nós vamos repensar, vamos estudar e ver uma forma para a gente se adequar nessa situação,” afirmou Frigo.