Unesc utiliza veículo aéreo não tripulado para análises topográficas

Fotos tiradas pelo equipamento permitem aprofundar os trabalhos

Você já deve ter ouvido falar em drone – e ter visto um. Mas em VANT? O Veículo Aéreo Não Tripulado tem o princípio do drone e é utilizado há mais tempo por diversos setores da economia, como a agricultura. Entre suas possibilidades, estão o transporte de equipamentos como máquinas fotográficas. O resultado são imagens de alta precisão. No entanto, a tecnologia ainda é pouco utilizada no país. Mas no Sul de Santa Catarina, o VANT vem sendo testado pelo Ipat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) para auxiliar em trabalhos de topografia.

O coordenador do Cegeo (Centro de Engenharia e Geoprocessamento) do Ipat, Vilson Paganini Bellettini, conta que a ideia de incluir as imagens captadas pelo VANT ao trabalho desenvolvido surgiu da observação que as imagens, com precisão de cinco centímetros que o dispositivo oferece, poderiam contribuir para uma análise ainda mais fiel das áreas. “Estamos analisando o quanto essa nova tecnologia pode colaborar com o trabalho topográfico tradicional”, comenta Bellettini.

O primeiro trabalho com o auxílio do VANT ocorreu este ano, no Bairro Mina do Toco, em Criciúma, no levantamento topográfico para uma regularização fundiária. O engenheiro agrimensor do Cegeo João Paulo Casagrande comenta que, no momento, as imagens captadas pelo VANT estão colaborando para a criação do SIG (Sistema de Informações Geográficas) do campus da Unesc, que traz dados sobre rede elétrica, de telecomunicações, de água e esgoto e fluvial. “Vamos vincular os dados gráficos obtidos a partir das imagens aéreas de alta precisão com o nosso banco de dados”, explica.

O uso do VANT no trabalho do Ipat é fruto de uma parceria com uma empresa de Criciúma, que possui o veículo aéreo. O aparelho capta várias fotos e as imagens são repassadas para um software, para que possam ser estudadas. Segundo Casagrande, a intenção é que alunos dos cursos de graduação da Universidade, em especial os de Engenharia de Agrimensura, também utilizem essa nova tecnologia durante as aulas.

Saiba mais

Tecnicamente os VANTs são o mesmo que drones: possuem hélices e são veículos não tripulados. A diferença está no uso. Ambos têm fins comerciais, de pesquisa científica e experimentos, mas apenas o VANT possui uma carga útil embarcada, que não seja necessária para o equipamento voar, como por exemplo, uma câmera de filmagem ou ainda um produto, uma carta, etc.

O VANT utilizado nos trabalhos do Ipat Unesc pesa 700 gramas, é equipado com GPS, movido por bateria e tem autonomia de vôo de 45 minutos. Antes de ganhar o céu, é feito um plano de vôo e do chão. Com o auxílio de um notebook, é possível controlar a altitude e velocidade.

Milena Nandi