Tecnologia

Unesc Tec comemora primeiro semestre de atividades e projeta a implantação de novos cursos em 2021

blank

Turmas têm disciplinas práticas em laboratórios de referência.

O projeto de levar um ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional implementado pela Universidade, está prestes a completar seis meses com muito a comemorar. A Unesc Tec já possui turmas nos cursos de Necropsia, Saúde Bucal, Podologia, Massoterapia e Segurança do Trabalho, no campus de Criciúma e na Unidade de Araranguá. O projeto foi lançado este ano pela Unesc, e os estudantes da Unesc Tec podem contar com uma metodologia de ensino própria, professores com experiência no ensino superior e a estrutura da maior universidade do Sul e do Extremo Sul catarinense.

Com um modelo semipresencial, os alunos têm aulas mediadas por tecnologia e presenciais, com atividades na Unesc, podendo usufruir de toda a estrutura de uma grande instituição de ensino. É o caso da estudante do curso Técnico em Saúde Bucal, Ádria Hevilyn Barroso Machado, 21 anos. Natural de Macapá, no Amapá, ela iniciou o curso superior em uma universidade de seu estado, mas sem uma bolsa de estudos, não conseguiu dar continuidade ao curso superior. Foi então que Ádria decidiu ir em busca de seu sonho, mesmo tendo que enfrentar a distância e a saudade da família.

Veio morar em Criciúma em maio de 2019, pensando em fazer um curso Técnico em Saúde Bucal, mas não encontrava opção nas redondezas, tendo que cogitar a possibilidade de ir para Florianópolis. Mas com a abertura da Unesc Tec mudou seus planos. “Tenho paixão por odontologia e um dos meios que vi para chegar mais perto do meu sonho, no momento, foi o curso Técnico em Saúde Bucal. Quando abriu a Unesc Tec, tinha ali o curso que eu desejava e com uma mensalidade acessível.

Fui aluna de uma outra instituição e nunca tive experiência tão boa quanto a que estou tendo na Unesc. A coordenação e os professores são muito atenciosos e mesmo nesse período de pandemia, os conteúdos são passados com excelência e compromisso. Os laboratórios são bem equipados e os técnicos nos auxiliam com muita atenção”, afirma Ádria. “Não me arrependo de nada do que eu fiz. Não tive oportunidade no meu estado e vim atrás de crescimento, conhecimento. A Unesc está sendo a instituição responsável por me formar e auxiliar. Por isso, tenho carinho e admiração por essa universidade”, complementa.

Aulas seguindo as normas de biossegurança

O estudante do curso Técnico em Necropsia, Fillipy Pirolla, 29 anos, de Criciúma, destaca a importância das aulas práticas no processo formativo e chama a atenção para o cuidado com a biossegurança em tempos de pandemia. “As nossas aulas práticas estão sendo a cada 15 dias normalmente. Assistimos as aulas virtuais, em tempo real durante o dia da semana e para fixar o conteúdo, seguimos até os laboratórios nas semanas seguintes. Em laboratórios menores a turma é dividida por horários, para não ter aglomerações e respeitando às regras da OMS (Organização Mundial da Saúde) em relação à Covid-19 e usando sempre os materiais de proteção”, conta.

Fillipy, que já buscava informações sobre a área e um curso para fazer, comenta que o curso está suprindo as suas expectativas, tanto nas aulas remotas quanto nas realizadas em laboratórios. “Escolhi a Unesc porque além de estar próxima, acredito que tenha capacidade o suficiente para tratar esse assunto com coerência, já que os seus cursos da área da saúde têm sido referência em diversos lugares”.

Novas experiências para o professor

Ádria e Fillipy têm aulas com a professora Isabela Casagrande Jeremias, que revela estar vivendo um importante momento nos cursos técnicos da Universidade. “Ser professora na Unesc Tec está sendo uma experiência única e recompensadora! Os alunos estão aproveitando ao máximo nossas aulas teóricas e aulas práticas. Com muita interatividade, eles trazem suas experiências, relatos e curiosidades, o que colabora para que tenham um aprendizado de excelência”, conta a professora dos cursos técnicos em Saúde Bucal e Necropsia.

Marca consolidada e novidades para 2021

A diretora da Unesc Tec, Giselle dos Passos Vieira, comemora os resultados do primeiro semestre do projeto e salienta que os cursos técnicos da Instituição foram pensados a partir da observação das demandas do mercado e das necessidades das empresas dos diversos segmentos da região.

O coordenador das Unesc Tec, Haron Fabre, reforça que um dos grandes diferenciais oferecidos aos alunos é a possibilidade de fazer um curso técnico oferecido por uma Universidade, o que significa estrutura e ensino diferenciados. “A qualidade da equipe de professores é um ponto importante. São docentes da Universidade, mestres e doutores e com experiência de mercado. Além disso, os estudantes dos técnicos têm à disposição uma estrutura com laboratórios de ponta e espaços modernos de aprendizagem”.

Segundo Giselle, apesar de poucos meses, o projeto Unesc Tec já deu bons frutos. Tanto que para 2021, os planos são de ampliar o portfólio de cursos oferecidos em Criciúma e em Araranguá. Atualmente, são 21 opções nas áreas de Design e Criatividade; Gestão e Negócios; Saúde e Segurança; Tecnologia da Informação e Tecnologias e Processos. “Estamos recebendo feedbacks muito positivos, mesmo em tempos de pandemia, sobre o formato oferecido, bem como da matriz elaborada especialmente para o nosso público. E este se mostrou um momento propício para aqueles que querem reposicionar a carreira, iniciar uma nova ou desenvolver novas habilidades dentro da sua área de atuação”, ressalta a diretora da Unesc Tec.

Outro plano a ser desenvolvido ao longo do próximo ano diz respeito aos estudantes do Colégio Unesc. Atualmente, para poder fazer o curso técnico, o aluno precisa ter concluído o Ensino Médio, mas em 2021 os estudos para em breve implantar o ensino técnico de forma concomitante ao ensino médio para alunos do Colégio Unesc.

Matrículas abertas

As matrículas para 2021 já estão abertas na Unesc Tec. Para mais informações sobre os cursos e a forma de garantir a sua vaga, basta acessar o site http://tec.unesc.net/, ou entrar em contato com o Setor Comercial, pelo Whatsapp (48) 99915-0433

Por Milena Nandi 

  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.