Unesc retoma cerimônias presenciais de formatura

Solenidade presencial, que estava interrompida desde o início da pandemia foi realizada no AM Master Hall .

Depois de 18 meses, a Unesc voltou a realizar uma cerimônia presencial de formatura. O ato, um momento especial na vida dos acadêmicos e de seus familiares, bem como da Universidade e dos professores, foi realizado nesse sábado, 6, no AM Master Hall com transmissão pelo canal da Unesc TV no Youtube.

A amplitude do espaço permitiu a realização da formatura com a garantia do distanciamento e o respeito às regras sanitárias. Cada formando levou seus convidados e o uso de máscaras foi exigido durante toda a cerimônia.

Os 29 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Psicologia e Enfermagem puderam vivenciar esse momento mágico e de tantas expectativas até ter em mãos o tão sonhado canudo. A colação de grau é um momento muito aguardado e simboliza a concretização de todo o caminho da graduação e o encerramento de um ciclo.

“Mesmo diante de tudo isso, a Universidade se ressignificou e colocou toda a sua expertise acadêmica e científica à disposição da sociedade para juntos enfrentar dificuldades e buscar soluções para os complexos problemas que enfrentamos”, destacou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que presidiu a celebração. Ela lembrou, ainda, das muitas mudanças que o período de pandemia de Covid-19 impôs e as vidas perdidas.

Nesse período, a pró-reitora lembrou que a Unesc não parou as suas atividades, reinventou o processo de ensino-aprendizagem e fortaleceu ainda mais o seu caráter comunitário, formando profissionais de saúde com excelência. “Vocês começaram a fazer parte de uma instituição que lhe dará uma identidade única, ser bacharel ou bacharela de enfermagem, farmácia ou psicologia pela Unesc, e com um universo de muitas possibilidades”, comentou.

Indianara pontuou o orgulho que os novos profissionais devem ter em carregar a Unesc em seus currículos. “Para nós, que dedicamos nossa vida profissional à Unesc, tem sido motivo de muito orgulho trabalhar numa Universidade voltada na formação do ser humano e comprometida com a justiça e com a comunidade, que valoriza o pensamento crítico e a postura ética, incentiva a criatividade, que cria constantemente ricos e novos espaços para os ensinos de excelência na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão e que redefine, constantemente, suas atividades, que são fundamentais para a comunidade interna e externa”, enumerou.

A paraninfa de todos os bacharéis, professora doutora Flavia Karine Rigo, lembrou que as profissões da área da saúde se tornaram fundamentais, ainda mais na pandemia. Ela ainda ressaltou a importância do aprendizado e das oportunidades dentro da Unesc e desejou uma ótima jornada a partir de agora. “Vocês são a renovação da esperança da vida. Que levem tudo o que aprenderam e espalhem com muito amor e muita paixão”, ressaltou.

As oradoras Isabela da Silva Lemos e Maria da Graça Ronsoni falaram em nome de todos os graduados, lembrando ponto a ponto da jornada acadêmica e dos apoios dos pais e dos professores. “A conquista de um sonho requer um primeiro passo e esse foi dado há cinco anos quando ingressamos na Unesc. Muitas vidas e histórias diferentes, mas todos com um objetivo em comum, nos graduarmos e nos tornarmos profissionais éticos e competentes em nossas áreas de atuação”, disse Isabela. Elas aproveitaram e agradeceram aos pais que sempre estão ao lado dando apoio e são importantes nessa conquista e aos professores que acompanharam todo o processo compartilhando muito conhecimento e transformação na vida de cada formado.

Professores foram homenageados e os pais receberam rosas e o abraço bem apertado de seus filhos recém-formados. Seguindo a tradição, os formados jogaram os capelos para o alto e, com muitos sorrisos e abraços, além do clima de muita emoção, a cerimônia foi encerrada. Esse grupo se soma aos tantos formados em 53 anos da Unesc que, atualmente, conta com mais de 13 mil alunos em 57 cursos de graduação e 50 de pós-graduação, sendo 38 especialidades, sete mestrados e cinco doutorados, além do Colégio Unesc e do UnescTec.

Também fizeram parte da mesa de honra os professores José Otávio Feltrin (patrono do curso de enfermagem), Eduardo João Agnes (patrono do curso de farmácia), Janine Moreira (patronesse do curso de psicologia) além da coordenadora do curso de enfermagem, Paula Ioppi Zugno, e da coordenadora-adjunta do curso de farmácia, Juliana Lora.

Redação Portal Veneza

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!