Tecnologia

Unesc prepara lançamento da 12ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia

blank

Evento na noite desta quarta-feira abordará a atuação da ciência no combate à pandemia

O maior evento científico da Unesc se aproxima e a Universidade prepara toda a sua expertise para cinco dias de intensa programação. Trata-se da 12ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, encontro que acontece em 2021 de forma virtual com a presença de participantes de nível nacional e internacional. Para lançar oficialmente a edição, a Instituição realizará, nesta quarta-feira (22/9), palestra com o Professor titular do Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos Dias, com transmissão ao vivo a partir das 19h pelo canal da Unesc TV no YouTube.

O convidado da noite de lançamento abordará a temática “Vacinas contra a Covid-19 e o combate às fake news na pandemia”. Conforme a coordenadora geral da SCT, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, a proposta, ao levantar o assunto, é demonstrar a transversalidade da ciência em assuntos que fazem parte do cotidiano de toda a humanidade. “Como neste caso do desenvolvimento das vacinas contra o coronavírus, em muitas situações são necessários conhecimentos de diferentes áreas para chegar a um objetivo. Essa transversalidade, a interconexão entre diferentes saberes e a construção coletiva foi necessária nesse processo tão recente e de tamanho impacto para todos nós, ou seja, é uma excelente forma de demonstrar como a ciência faz parte da vida de todos”, comunica.

Na linha da fala da coordenadora, o tema escolhido para a 12ª edição da SCT é “A transversalidade e a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o planeta”. O evento reunirá, de 8 a 12 de novembro, professores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral para mesas redondas, minicursos, apresentações orais e de pôsteres e palestras.

Como já tradicional na SCT, o evento ocorrerá de forma paralela ao 21º Seminário de Iniciação Científica; ao 13º Salão de Extensão; ao 11º Salão de Ensino; ao 7º Salão de Pós-Graduação; à 7ª Feira de Inovação; ao 8º Talento Cultural; à 7ª Feira de Ciências; ao 6º Workshop de Arqueologia e ao 4º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia.

O evento, já de renome internacional, é promovido pela Unesc com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Submissões de trabalhos e participações como ouvintes

Os interessados em participar da programação da SCT podem submeter seus trabalhos acadêmicos até o dia 23 de setembro. Já aqueles que quiserem participar como espectadores podem fazer inscrição a partir do dia 30 de setembro. Nesta mesma data a Comissão Organizadora da Semana fará a divulgação da programação do evento.

As submissões, inscrições e o acompanhamento da programação podem ser feitos pelo site sct2021.unesc.net, já disponível para acesso.

Redação Portal Veneza

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.