Unesc oferece pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

Especialização é voltado para profissionais da região.

Profissionais da saúde que já concluíram curso de graduação podem ampliar e aprimorar seus conhecimentos na Unesc. A Universidade, em parceria com os 27 municípios da região, promove o curso de pós-graduação em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Serão disponibilizadas até 300 vagas, obtidas através do projeto Pronas/PCD do Ministério da Saúde. As inscrições ocorrem até 20 de abril no link.

Com o objetivo de capacitar e titular profissionais para o trabalho interdisciplinar, o curso tem duração de 18 meses, totalizando 360 horas de aperfeiçoamento técnico, científico e ético. As aulas serão a distância e o conteúdo programático será distribuído em três módulos.

A pós-graduação é direcionada para fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que atuam no SUS em um dos 27 municípios da região e nas APAEs de Santa Catarina. “O curso visa colaborar com a construção do conhecimento específico na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, além de consolidar o propósito da Universidade, de comprometimento com a saúde”, afirma a mentora do projeto, professora da Unesc e coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Universidade, Lisiane Tuon.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o curso reforça o papel comunitário da Instituição. “A Unesc é uma Universidade Comunitária com grandes projetos de intervenção social e agora, nos seus 50 anos, tem a possibilidade de oferecer mais este curso de relevância para a sociedade”, salienta.

As aulas têm previsão de início em maio de 2018 e os interessados podem obter mais informações no período da tarde no CER, localizado junto às Clínicas Integradas, pelo e-mail capacitacaocer@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2620.

Conteúdo Programático:

Módulo I – Políticas Públicas de Saúde e a Construção do SUS

1 – Formação e desenvolvimento do SUS;

2 – Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência;

3 – Gestão em Saúde;

4 – Bioética e Epidemiologia Aplicada às Redes de Atenção à Saúde

Módulo II –  Programa de Reabilitação

1 – A atuação multi e interdisciplinar na prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual;

2 – Fundamentos para a Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física;

3 – Fundamentos para a Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual;

4 – Processo de Envelhecimento e a Deficiência;

5 – Fundamentos da Educação Especial e Atendimento Educacional (AEE) na Deficiência Física e Intelectual

 Módulo III – Pesquisa

1 – Didática do Ensino Superior;

2 – Metodologia da Pesquisa;

3 – Trabalho de Conclusão de Curso

 

Imprensa Unesc| Fotos: Arquivo

_MG_4341