Una bela storia fata de laoro

Una bela storia fata de laoro

“Uma bela história feita de muito trabalho”. No último sábado a empresa têxtil Damyller que é genuinamente neoveneziana, completou seus quarenta e dois anos de fundação. Uma empresa que nasceu familiar e continua familiar, gerando hoje mais de dois mil colaboradores diretos e está presente em todos os estados do Brasil. No registro os “fradei” de linha de frente: Noio, Sidney, Cide e o Juca Damiani. “Bravi tozati de questa faméja… Viva!!!”

Qua se ghe dis cossì

Una bela storia fata de laoro

“Aqui se fala assim” O saudoso Nono José “Bepe” tem vários netos famosos, entre eles o “conpare” Benício Marcos Spillere que no ultimo sábado lançou um álbum com denominado de “Aqui se fala assim”.

A obra em 176 páginas traz 3.318 frases/expressões do distrito de Caravaggio que, além do seu típico linguajar tem a cadência influenciada pelos dialetos herdados. Tudo isso é fruto de muito trabalho durante os últimos 28 anos resgatando historias locais. O livro custa R$ 40,00 e pode ser adquirido com o autor. “Bel laoro conpare!!!”   

Bela dela stimana 

Una bela storia fata de laoro

“Bela da semana” Uma mistura de vênetos com bergamascos é a miscigenação da simpaticíssima analista comercial e fotógrafa Elisa Ghellere. Ela está entre as mais belas neovenzianas. “E no ocor dirghe pi njente…!!!”

Bon Conplean Pasetto  

Una bela storia fata de laoro

“Feliz aniversário Pasetto” Quem trocou idade no último domingo foi amigo César Augusto Pasetto  que é meu amigo e leitor assíduo do PV. Pasetto hoje responde pela secretaria de Saúde de Nova Veneza, a quem desejamos muita saúde, pois, ele é o responsável pela saúde de todos nós neovenezianos. “Cin-cin e vita lunga!!!”

ALUVION DE 74

Una bela storia fata de laoro

“Enchente de 1974”. No próximo dia 24 de março faz 47 anos da grande enchente na região Sul Catarinense, também conhecida por “enchente de Tubarão” devido o grande número de vítimas na cidade azul. Em Nova Veneza ela não fez vítimas, mas isolou a aérea central por muito tempo, derrubando a única ponte. No registro fotográfico: homens construindo a gigantesca viga de concreto que depois de curada era arrastada até os pilares. “Sacramento quanto laoro!!!”

DO TRE PAROE… 

– Live: Varal da Veneza nesta quinta-feira a partir das 20h. É muito interessante e você pode acompanhar o universo fotográfico pelo facebook “Varal da Veneza”.

– Nova Veneza tem uma das mais belas “Vias-sacras” externa do Brasil.

– No princípio a Serra dos Tropeiros poderia ser aberta para trânsito veicular, mas não tinha força política na época, venceu a abertura da Serra do Rio do Rastro.

– “Piassa del leon” com a maior simbologia da região do Vêneto será inaugurada em breve na capital mundial da Polenta. 

– Na língua vêneta “Una peada ntel cul” significa “Um pé na bunda”

Una bela storia fata de laoro
Una bela storia fata de laoro