Um serviço igual aos outros

Como ocorria no início de todos os serviços, conferimos materiais, equipamentos e vimos se estavam em condições de uso. O primeiro carro estava baixado (na oficina) e o Auto Tanque permaneceu em seu lugar. Eu era o condutor escalado nesta viatura.  Havia uma serena tranquilidade no ar, e como se diz por lá …  “Hoje não vai dá nada”!!

Tocou o Rebu

A guarnição do município vizinho foi acionada naquela manhã para um incêndio em mina de carvão, nós estávamos na atividade física, mas acompanhando tudo via HT. Ai surgiram as falas em relação a ocorrência … Eu acho que vai dar … outro … Não! Não! Eles vão dar conta … e o chefe … vamos botar o EPI de incêndio … outro … vamos tomar café que tô com fome …. Não deu tempo, o alarme “rasgou” a manhã e a central de operações informou que havia quatro vítimas ainda no subsolo da Mina, com incêndio em andamento.

A última ocorrência

Eu já com o caminhão ligado, chega Acnarf na corrida e diz: Cypra eu vou contigo! Em ato contínuo Milav fala em alto e bom som. Acnarf sou eu o escalado e vou com o Cypra, tu fica!! Acnarf fecha a porta da viatura e diz para Milav, tu que vai ficar!! Tchau!!  Sem saber, eu estava presenciando a decisão de qual dos dois iria atender sua última ocorrência.

Deslocando para o incêndio

Indo para a ocorrência eu e Acnarf estávamos tensos, já que se tratava de um incêndio em carbonífera … Mentira!! Fomos acelerando claro, mas bem tranquilos, falando de coisas e de pessoas … Acnarf adorava uma fofoca, desde de que a pauta não estivesse presente! Kkk!!

A última frase

Já no local, Acnarf descendo do caminhão eu disse a ele: usa essa p … de proteção respiratória … respondeu … Claro, beijo! Foi a última frase que escutei dele! Com certeza está compondo a guarnição de Deus no céu! Ah e as vítimas? Ficaram ou estão livres, leves e soltas …

Obs: a palavra Rebu faz menção a uma novela da rede Globo nos anos 70. Todo certame ocorreu no sul do Estado de Santa Catarina em outubro de 2008.

                          Palestras: (48) 99172-9433