No último domingo foi realizada a última partida da fase de classificação do Campeonato municipal de campo

Premiação literária!

Nossa amiga Professora Marlene Bressan foi agraciada com o primeiro lugar no Concurso Literário promovido pela Academia Criciumense de Letras, Edição 2016,  na categoria crônicas com o texto intitulado “ O CATADOR DE  PAPELÃO “. Marlene é uma profunda conhecedora da Língua Portuguesa (deve sofrer muito quando lê o que escrevo…) e constrói seus textos com maestria. Inclusive estamos esperando por um livro que nos traga suas obras… Tomo a liberdade de reproduzir abaixo o texto vencedor onde Marlene traça um perfil e faz  um retrato de um personagem que marcou o cotidiano de nossa comunidade por muito tempo:

O Catador de Papelão

Dentre os que passam em frente a minha janela, aquele que me chama mais atenção é ele: o catador de papelão. É um homem de meia-idade, pardo com olhos verdes que deixam transparecer a sua descendência. Suas roupas, compõem uma figura elegante, formando um conjunto harmônico de calças, casaco, sapatos e um belo chapéu. Ao contrário do que se imagina, devido a sua profissão, está sempre limpo, sem barba comprida e não cheira mal.

Mora em uma casa simples, com porão, local onde deposita sua colheita diária. Os donos das casas e prédios, por onde passa, o esperam diariamente para se livrarem de seus entulhos e também contribuírem para encher a carroça que ele mesmo puxa – sem tração animal. Carrega caixas de papelão, revistas, jornais, guias telefônicos, livros ultrapassados e outros vários objetos que irão para a reciclagem.

Sempre admirei sua paciência e disciplina em realizar suas tarefas; mas hoje, o vi cruzar a rua, para ir até um prédio, onde uma enorme caixa, recheada de papéis – fruto de uma elegante festa – o esperava imponente: nisso um carro chegou à altura do ponto em que se encontrava e o motorista atrapalhado freou a um palmo do seu corpo. Nisso o ouvi gritando: – Está pensando que você é o dono da rua?

Assim vai ele, rosto iluminado, deslumbrado com cada “monte” que o espera; em cada casa, em cada esquina, sem se dar conta que está contribuindo para tornar a cidade mais limpa e sem entulho. Observo que uma chuva fina e fria chega junto com a noite que se aproxima – por isso a necessidade do uso diário do chapéu – enfim; ela não avisa quando vai chegar.

Na esquina, há um bar e ele trôpego e cansado de puxar sua “locomotiva” faz uma parada obrigatória para tomar sua “pinguinha” e procurar rebater o frio que o acompanha; afinal, ninguém é de ferro… E amanhã, será outro dia puxado! Logo depois o vejo desaparecer na noite carregando consigo o fruto do seu trabalho, o qual lhe trará o seu sustento e o dos seus familiares.

Futebol de campo municipal!

No último domingo foi realizada a última partida da fase de classificação do Campeonato municipal de campo.  Em ritmo de Brasil e Alemanha o Veneza  aplicou 6 X 1 no Lendas -São Bento Baixo. Agora no próximo fim de semana teremos o início das semi-finais entre Veneza  X  Florença e São Bento Baixo X  São Bento Alto.

Futsal da Lac!

Estão definidas as equipes finalistas do Campeonato Regional da LAC 2016; O Turvo eliminou Imaruí e agora enfrenta a invicta Nova Veneza na grande final. Serão jogos de ida e volta e o primeiro deles acontecera nesta quinta –feira em Turvo e o jogo da volta será em Caravaggio na outra quinta,.

Futsal municipal!

Na noite da última terça-feira foi dada a largada do Municipal  de Futsal com  três jogos. Na primeira partida pelo Quarentão o São Bento Baixo venceu por 7 x  3 a equipe do São José. No segundo encontro, em um combate emocionante e cheio de alternativas o Lendas saiu perdendo por 3  X  0 e buscou  o empate com o Atlético em  4  X  4.  ( para desespero nosso o Leandro Ghislandi marcou três gols para o Lendas…); já no último jogo houve a reedição da finalíssima de 2015 e embora se esperasse um jogo equilibrado e muito disputado o que se viu foi uma superioridade em quadra  o Oahlacrop- Pizzas Ghislandi sobre o Veneza FC  e isso traduziu-se no marcador com uma vitória  por 7  X  3 .  A competição prossegue com jogos em são Bento Baixo nesta quarta e Caravaggio na quinta.