Colunistas

A UDN poderá ser criada por aqui por pessoas do PSL

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

FIGURÃO – Em 1985, Jânio Quadros venceu Fernando Henrique Cardoso nas eleições para prefeito de São Paulo. FHC tinha sentado na cadeira de prefeito para uma matéria de um grande jornal, mas Jânio venceu. Quadros não perdeu a piada e mandou desinfetar a cadeira. Nos anos 60, ele foi presidente da república por somente sete meses e até hoje o que se sabe sobre sua renúncia é que foi devido a “forças ocultas”. Ele sempre foi famoso por sua bela oratória e numa dessas, ao ser perguntado por que bebia tanto, ele saiu com esta pérola: “bebo porque é solido, se não come-lo-ia…” Usou uma mesóclise, denominação desta declinação da Língua Portuguesa. Quando foi prefeito adquiriu uma frota de ônibus de dois andares semelhantes aos famosos “bus” de Londres. Seus adversários não perderam a piada e como ele era conhecido por apreciar um bom uísque, apelidaram os ônibus de “dose-dupla”. A história política de Jânio Quadros merece um estudo mais aprofundado, pois tem muitas histórias singulares.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_Toda quinta-feira tem a saborosa costela na Casa do Tropeiro do nosso CTG . Confira.

_Há muito tempo além dos pais conhecerem bem os amigos de seus filhos, também devem saber o que eles acessam na internet ou com quem as pessoas que eles conversam nas redes sociais mas muitos pais não sabem usar o computador.

_Apesar do perigo e da multa pesada, ainda se vê muita gente dirigindo e usando o inseparável smartphone.

_Mediante o que aconteceu em Suzano, as escolas devem ser mais bem fiscalizadas a respeito de quem entra e sai do estabelecimento. Todo o cuidado é pouco nos dias de hoje até aqui no interior.

_O Jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da queda do avião da “Chape” morreu aos 45 anos jogando futebol. Este fato nos preocupa, pois gostamos de jogar futebol mas temos que cuidar da saúde. Tem muitos clubes de veteranos por aí, mas poucas pessoas se cuidam ou se preparam fisicamente para a atividade.

_É bom saber que a Camerata di Venezia voltou às atividades e a se apresentar. A Rossana Alano Spillere que já ocupou este cargo outras vezes pois é uma entusiasta do grupo.

_No dia 16/04 haverá Chá Rosa no Lounge da Margaret Ostetto, com a Psicóloga, Coach e a Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico, Letícia Zanini. O ingresso é colaboração solidária: produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas para casa de repouso. Participe.

_A campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta quarta-feira (10), em todo o território nacional. O Governo de Nova Veneza disponibilizará, de forma gratuita, a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dr. Dino Gorini (Bairro Bortoluzzi), Catharina Feltrin Spilere (Caravaggio), Orelinda Bez Bortolotto (São Bento Baixo) e São Francisco.

_Folheios de livros, contos de história e teatros com fantoches, são algumas das atividades que estão mudando a rotina das crianças do Centro Educacional Antônio de Cesaro Cavaler, no Distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza. Durante o mês de abril, o centro educacional está promovendo, entre os pequenos, o seu projeto de literatura. No total, aproximadamente 80 crianças frequentam diariamente a recém inaugurada brinquedoteca da instituição.

NA POLÍTICA

_O prefeito Rogério Frigo não perde uma marcha dos prefeitos em Brasília e também foi nesta edição. Foi o primeiro contato com o presidente Jair Bolsonaro.

_Parte do asfalto no Bairro Baixada onde foi feita a drenagem tem que ser reconstruído pela empresa. A comunidade está de olho e os vereadores também.

_O município de Nova Veneza realmente virou um grande canteiro de obras. Dê uma circulada pelo município que você verá muitas ruas sendo asfaltadas e obras em andamento.

_Havia grupo de pesquisadores uniformizados pela cidade nesta semana mas não sei se era eleitoral. Recentemente a prefeitura fez uma.

_A nova praça de São Bento Baixo ao lado da igreja está sendo reconstruída com um projeto moderno que vai dar um charme especial ao distrito que precisava desta obra para melhorar a autoestima da sua população.

_A UDN poderá ser criada por aqui por pessoas do PSL. Júlio Lopes que está liderando este trabalho no estado fez o convite.

_O competente secretário de obras Carlos Tarcísio Mathias, o “Ciso”, ainda é chamado por alguns de seus colegas de Ciso “De Mathias”.

_A rua Nicolau Pederneiras que parte será coberta, tem parte com algumas casas em má conservação.

_No governo federal ter a reforma da previdência como carro-chefe do seu governo deve desgastar muito o governo até aprovar e ainda se isso acontecer. Se fosse fácil fazer esta reforma os governos anteriores não teriam realizada?

_O ex-prefeito Evandro Gava poderá ficar inelegível nas próximas eleições devido ao processo do abastecimento dos caminhões parados na garagem. Ele foi julgado e condenado mas entrou com recursos. Se conseguir virar o jogo, poderá estar no páreo no seu partido para disputar as eleições.

_Nas próximas eleições não haverá coligações na proporcional, portanto para se eleger vereador terá que obter muito mais votos comparando com as eleições passadas.

_Por isso tem vereador que poderá deixar seu partido antes de terminar este mandato para ter chance de se reeleger pois irá para um partido que tem mais potencial de votos.

_O vereador tucano Dalto Bortolotto, pretende ter uma conversa com os irmãos empresários Damiani, de São Bento Baixo, em breve sobre sua possível candidatura na majoritária. Nas últimas eleições Dalto também tentou articular para a majoritária mas não se concretizou. Agora ele fala até em deixar o seu partido se não estiver na chapa.

_Para abrir espaço na chapa há inclusive quem defenda o rompimento desta coligação com o PSD mas não é muito cedo para tratar disso?

_Este grupo que já foi do mesmo time e partido, disputando eleições separados já se tem provas do que aconteceu e foi recente.

_O vereador progressista de Siderópolis, o sub-tenente Pedro Valcir de Souza, pensa na majoritária ano que vem, pois vem se projetando pela sua atuação no legislativo sideropolitano.

_O Governo de Nova Veneza, através da Secretaria de Assistência Social, conta com a nova estrutura do Centro de Convivência referenciado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para ampliar o atendimento incluindo oficinas para adultos e idosos. A unidade fica localizada no Complexo Educacional ao lado da Escola Municipal do Bairro Bortolotto.

O Governo de Nova Veneza e Metropolitano Club. Assinaram um termo de parceria recentemente, para a revitalização da sede social. Em contrapartida, a Prefeitura recebe o terreno lateral em cessão de uso por dez anos, com a possibilidade de prorrogar o prazo havendo interesse de ambas as partes. Ainda em contrapartida, está a utilização do espaço para eventos, sem ônus aos cofres públicos, também no mesmo prazo. O investimento por parte do Poder Público será de R$ 120 mil reais, conforme aprovação da Lei nº 2.681/2019 pela Câmara de Vereadores.

A Confraria Pan & Vin completou 100 reuniões oficiais. A reunião e jantar foi no belo centro de eventos Vô Marino, em São Bento Baixo. Os irmãos Cid e Noio Damiani, proprietários com mais familiares do local que foi construído recentemente, marcaram presença. O anfitrião foi o presidente Betão Ranacoski. A responsável pelo saboroso jantar foi Maria Alice Ribeiro que trabalha há vários anos com a família. Belo evento.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.