Os líderes do setor de turismo da República Dominicana, onde se encontra Punta Cana, compartilharam fortes números dos turismo na região na conferência Dominican Annual Tourism Exchange (DATE) de 2019, indicando que o país continua sendo o principal destino de viagem do Caribe, especialmente para os brasileiros.

Paola Rainieri de Díaz, Presidente da Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana, compartilhou anúncios promovendo a indústria do turismo robusta e crescente do país, enquanto compartilhava entusiasmo por iniciativas novas e em andamento para atrair mais visitantes para a República Dominicana.

Crescimento do turismo

A República Dominicana anunciou um aumento de 6,2% em 2018 para o turismo em geral no país, recebendo um total de 6,5 milhões de turistas. Esse crescimento excede o crescimento médio mundial de 6% e solidifica a República Dominicana como o principal destino no Caribe, representando 20% de todas as viagens para a área em 2018.

Segundo Francisco Javier García, ministro do Turismo da República Dominicana, esse crescimento se deve em grande parte à maturidade e autenticidade do país como destino turístico.

Nos primeiros dois meses de 2019, a República Dominicana recebeu 604.977 turistas, um aumento de 8% em relação a esse período do ano passado. Nesse período, 65% dessas chegadas de turistas vieram das Américas, especificamente dos Estados Unidos, que continuam sendo um mercado importante para a República Dominicana.

Os brasileiros, por sua vez, que segundo o Anuário Braztoa passam a viajar mais em 2018, continuam buscando o Caribe como um dos principais destinos internacionais de viagem. O número de viagens realizadas para a região subiu 4,4,% em relação a 2017.

Anúncios de hotéis

Em 2018, a República Dominicana registrou um crescimento de 6% nos quartos de hotel. O país adicionou 4.365 total de quartos de hotel em várias regiões do país, totalizando 80.256 quartos em geral. Além das crescentes adições de hotéis em Punta Cana 5 estrelas, a taxa de ocupação na República Dominicana foi impressionante em 77%, um aumento de 0,5% em relação a 2017.

O crescimento não termina aí. A Associação de Hotéis e Turismo informou que 65 projetos já foram aprovados para 2019 e a República Dominicana está programada para adicionar 11 novas propriedades entre 2019 e 2022.

Chegadas Aéreas

O Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) continua sendo o principal ponto de entrada na República Dominicana, com um recorde de 3.921.351 turistas recebidos em 2018, um aumento de mais de 277.000 viajantes em comparação a 2017. Esse crescimento é seguido pelo Aeroporto Las Americas de Santo Domingo (SDQ) com 1.374.777; O Aeroporto Internacional Cibao de Santiago (STI) com 628.170 e o Aeroporto Internacional Gregorio Luperón (POP) de Puerto Plata, seguindo de perto com 429.029.

Esse crescimento se deve em grande parte à política de céu aberto da República Dominicana, permitindo um grande fluxo de vôos e novas rotas sem escalas para e dos Estados Unidos.

Chegadas de cruzeiros

Ao longo de 2018, a República Dominicana recebeu um total de 1.357.200 passageiros em seus quatro portos de cruzeiro, um aumento de mais de 157.000 em comparação a 2017. O porto de cruzeiros de Amber Cove em Puerto Plata continua sendo o principal ponto de entrada do país para chegadas de cruzeiros.

Diversificação de ofertas

As estatísticas mostram que os turistas desejam experiências diversificadas que vão além das praias e mostram que as viagens culturais com vários destinos estão se tornando mais populares do que nos anos anteriores. Díaz detalhou a diversidade de viajantes que estão evoluindo; em 2018, 80% de todas as visitas turísticas foram a áreas protegidas em toda a República Dominicana, provando que os visitantes estão cada vez mais procurando explorar além do hotel.

Como parte do compromisso de apoiar viagens de vários destinos e diversificar sua segmentação, mais de 8.000 quilômetros de estradas foram criados, renovados ou ampliados nos últimos quatro anos. Agora, todas as principais áreas turísticas estão conectadas e acessíveis a 2 horas de carro, facilitando o deslocamento de turistas e aumento o conforto durante as viagens.

A rica história da República Dominicana, as diversas belezas naturais e a vibrante cultura latino-americana fazem do país um destino verdadeiramente diferente de qualquer outro no Caribe ou mesmo no mundo. O país atende a muitos interesses e necessidades, oferecendo uma topografia diversificada, campos de golfe de classe mundial, viagens de aventura, romance para viagens a dois, luxo, cultura, gastronomia e muito mais.

Embora as 1.600 km de praias impecáveis ​​da República Dominicana continuem sendo as atrações mais procuradas do país, o país deve manter o trabalho de expandir suas ofertas competitivas no mercado de turismo. Se você está procurando história em Santo Domingo, charme em Puerto Plata, natureza inigualável em Samaná, adrenalina em Jarabacoa ou luxo de um hotel como o Iberostar Punta Cana, a República Dominicana certamente oferecerá uma ampla variedade de experiências únicas para todos os viajantes e orçamentos.