Tudo o que precisa ter em mente para criar uma loja online

Quem pondera ter um negócio, sabe que o e-commerce se encontra em franca expansão. Contudo, apesar do crescimento anual desta forma de vendas, a verdade é que a grande maioria das transações comerciais se dão offline.

Mas, de ano para ano esta tendência irá ser invertida. Cada vez mais o comodismo leva a que o e-commerce seja efetivamente um meio de compra preferencial.

Se formos analisar dados estatísticos sobre o comércio eletrônico vemos que o mesmo cresce entre os 12% e 20% ao ano.

Isso em termos de dinheiro, é um aumento brutal. Assim sendo, se você quer realmente começar um negócio online, este é o guia que você estava procurando.

Iremos deixar-lhe os passos mais importantes a ter em mente, para que consiga a longo prazo ter sucesso. Sim, leu bem. A longo prazo.

Não julgue desde cedo que assim que você montar seu e-commerce que irá começar a vender logo. Não, terá de ter paciência e investir – tanto tempo como dinheiro.

Passo a passar para ter um negócio na internet

Sendo realistas, todos os dias milhares de pessoas pensam em quebrar a rotina e criar o seu próprio negócio. No entanto, nem sempre é tão simples como possam pensar.

Além de todas as questões legais associadas à criação de um trabalho próprio, existem todas as outras questões como a preocupação constante, a análise de vendas, os investimentos e tudo aquilo que implica ter um negócio próprio.

Contudo, para todos aqueles que querem a sua independência mais do que tudo na vida, o esforço e a dedicação vão fazer valer a pena.

De seguida, damos-lhe os pontos que deve considerar quando começar a estruturar um negócio.

1 – Nome e imagem institucional

Pode parecer estranho, contudo, o primeiro passo acaba por ser realmente escolher o nome do seu negócio.

Acredite não vai ser simples, e deve pensar sobre o mesmo durante alguns dias. Quando tiver a certeza do nome escolhido, considere começar a falar com designers para que comecem a apresentar-lhe orçamentos para que toda a sua identidade visual seja construída.

Você irá precisa do logotipo, imagens para as redes sociais, cartões de visita, papel de carta…

Enfim, dependendo do tipo de negócio podem ser muitas as questões a considerar neste ramo.

2 – Estruturar o site

Pode julgar que ter um comércio eletrónico é simples, contudo, vai ver que quando chegar a hora de estruturar o site, todo o processo vai ser bem trabalhoso.

Neste ponto, você deve considerar fazer o registo do domínio (aliás, o mesmo deve ser feito antes mesmo de começar a criar o design e a identidade do negócio), comprar o alojamento, obter o certificado de segurança…

Tudo isto são ações que até podem não demorar muito tempo, contudo, escolher o melhor template para o site vai ser uma tarefa complicada.

Se for você a desenvolver o seu website, saiba que deve considerar um template que já tenha integrado o woocommerce – a plataforma de e-commerce mais utilizada para wordpress.

Se optar por contratar quem construa o mesmo, pode deixar essa tarefa nas mãos do web designer e pedir apenas para ele lhe enviar opções para você escolher.

Perceba que se não tiver amplos conhecimentos de criação de sites, o melhor será mesmo contratar os serviços pois de outra forma não vai conseguir obter a qualidade necessária para que o mesmo tenha uma faturação elevada.

Além disso, existem inúmeras questões que precisa cuidar como otimização das imagens dos produtos, descrições detalhadas, tempos de carregamento de páginas… enfim, é muito trabalho por isso o melhor é mesmo deixar com quem percebe do assunto.

3 – O marketing é importante

Depois de ter toda a sua loja virtual criada, vai precisar começar a sua jornada de marketing digital. Não vai ser simples, vai dar trabalho e irá dar despesa mesmo antes de dar lucro.

Contudo, saber quais são as estratégias iniciais para o seu negócio podem ajudar a estruturar um pouco melhor o seu plano de marketing, assim sendo, algumas ações que pode fazer para começar a alavancar as vendas desde o início são:

  • SEO – vai ajudar a otimizar o seu conteúdo para os motores de pesquisa
  • Marketing de conteúdo – O mesmo deve ser ajustado à fase do funil de vendas em que o consumidor se encontra
  • Vídeo Marketing – Tal como o próprio nome diz, trata-se da produção de conteúdos de vídeo
  • Redes Sociais – Escolher as que mais se adaptam ao seu negócio e não estar presente em todas só porque sim
  • Publicidade online – Seja ao nível do Facebook ou mesmo do Adwords, fazer publicidade pode ser uma boa forma de começar a vender.

4 – Atualização: Hospedagem de Sites Boa e Rápida!

De acordo com muitas pesquisas e até mesmo do próprio Google, é uma vantagem ter uma hospedagem de sites rápida. Propicia uma melhor experiência do usuário e até mesmo aumenta o volume de tráfego para o seu site.

Sugerimos que você contrate uma hospedagem premium, mas se você estiver começando, leia este guia sobre hospedagem grátis, caso tenha um orçamento apertado.

Como vê, estas são apenas algumas das muitas ferramentas de marketing digital que você vai precisar de forma a obter sucesso.

Como vê, criar e gerir um e-commerce não é simples, por isso, é importante ponderar bem antes de começar fazendo investimentos.

Redação Portal Veneza