O percurso fica localizado na antiga comunidade de Serrinha ao lado da Barragem do Rio São Bento.
A Trilha da Lua Cheia, uma trilha noturna, foi realizada no último sábado 23, no limite entre Nova Veneza e Siderópolis com destino à Gruta de Nossa Senhora da Conceição, incrustada em uma abertura rochosa. Um grupo de 15 pessoas contornou a Barragem do Rio São Bento em um percurso de 11Km com saída às 19h40min e chegada às 00:40.
A trilha fica localizada na antiga comunidade de Serrinha ao lado da Barragem do Rio São Bento e segundo a condutora da Operadora de Turismo Roteiros do Sul, Franciele Mazzorana Zuchinali, é uma trilha de nível médio devido às subidas e ao terreno íngreme.
“Foi uma experiência muito interessante pois como era à noite todos os sentidos e experiências são diferentes. O caminho foi todo iluminado pela lua cheia e com momentos de contemplação da paisagem noturna”, ressaltou.
De acordo com Franciele a gruta fica em um dos morros mais altos da região é de lá podem ser vistas as cidades de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma e Morro da Fumaça.
Para a professora aposentada, Maria Cristina Conti, de Criciúma, que pratica trilhas há oito anos, uma trilha realizada a noite é superar medos. “Minha experiência com a Trilha da Lua Cheia foi espetacular. É aquela sintonia com o desconhecido que foi a lua com o nosso eu interior. Foi mágico, inusitado e superação. Ainda mais com a lua cheia clareando o caminho. O que mais me marcou na trilha foi o companheirismo de todos os participantes”, relatou.
A moradora do bairro Santa Augusta em Criciúma, Rita de Cássia Carminatti Pizzolo, realiza trilhas pelo fato de estar em contato com a natureza. “Sempre me renova, adoro movimentar o corpo e cuidar da alma, estar em companhia de amigos, enfim a natureza traz paz. A trilha noturna foi inusitada. As dificuldades são maiores em perceber os detalhes do caminho e até mesmo algum passo em falso. Fomos com ajuda somente de lanternas. Mas o silêncio da noite e da natureza é bem gratificante”, contou.