O treinamento funcional se tornou um dos métodos mais utilizados de treinamento, que pensa no indivíduo como um todo e em uma forma global de se praticar, utilizando em um mesmo exercício várias ações musculares.

O treinamento funcional tem por objetivo melhorar as capacidades funcionais das pessoas e aproximar ao máximo das atividades desenvolvidas no seu dia a dia.

Esse método de treino tem conquistado cada vez mais o grande público, principalmente por ser dinâmico, motivante e desafiador. Neste conceito o corpo torna-se a máquina e a prática pode ser realizada em vários lugares como academias, praças e parques, utilizando por muitas vezes apenas o peso corporal.

imagem 1

Qual idade pode se iniciar? Quem pode praticar?

Qualquer pessoa pode ser incluída nesta prática de exercícios físicos e em qualquer idade.Claro que para isso deve-se ter uma avaliação precisa e segura, o profissional deve ter em mãos todas as ferramentas para produzir um programa de treinamento seguro e progressivo.

imagem 2

Os benefícios são inúmeros!

Sem dúvida alguma esta modalidade tornou-se uma potência e com ela vários objetivos podem ser alcançados. Dentre eles listamos alguns:

  •  Melhorada resistência
  •   Diminuição da gordura corporal
  •   Aumento da força muscular
  •   Melhora da flexibilidade e propriocepção.
  •  Equilíbrio e coordenação motora
  •   Aprimoramento da postura
  •   Utilização em praticantes de outras modalidades esportivas
  •   Facilitação na realização das atividades diárias
  •   Diminuição da incidência de lesões.

Assim, como em qualquer outra prática, devemos sempre conhecer nossos limites e ter ao lado profissionais capacitados para um acompanhamento seguro e eficiente.