Carlos Cypriano João

No trânsito abra caminho aos Bombeiros

Ao soar o alarme no quartel dos Bombeiros eles já sabem do que se trata a ocorrência, não com todas informações no momento inicial, mas sabem sim, qual a natureza do chamado via telefone 193.

Em caso de incêndio vestem suas indumentárias de proteção e aproximação ao “fogo”, e em algumas das situações o trem do socorro desloca ao endereço do sinistro. Alguns podem questionar. Trem do socorro? Eles seguem pelo trilho? Não gente! O trem do socorro são viaturas que vão para o incêndio uma atrás da outra. E podem ter certeza que quando o trem desloca é porque  “a boca não é boa”.

E lá vão eles com sirenes abertas, giroflex ligados (lâmpadas giratórias vermelhas) e faróis acesos, até é bonito de se ver sabe! Mas além de achar bonito, temos que dar passagem no trânsito as viaturas que estão indo para um incêndio e fazendo isto estamos contribuindo para que os mesmos cheguem o mais rápido possível no sítio.

Sabemos que incêndio não ocorre todos os dias, ainda bem né?! Mas quando acontece se torna um evento onde reúnem-se várias pessoas. Ao longe, é avistada a fumaça preta do incêndio e isso desperta a curiosidade da vizinhança, que logo seguem à rua para ver de perto o que está havendo.

Aí os curiosos aparecem por lá de carro, caminhão, bicicleta, carretilha e carroça, seguidos por cachorro, gato, papagaio, sogra (ninguém leu sogra), etc. Assim congestionando toda rua, mas com aquela visão privilegiada! Que coisa não!! E o trem do socorro vai chegar por onde? É amigos e amigas os Bombeiros irão chegar e encontrarão tudo, menos uma rua trafegável.

O ideal é essa galera toda chegar a pé e pela calçada, se não for assim o caos pode estar instalado, imaginaram o incêndio ocorrendo e as próprias pessoas vizinhas ao imóvel em chamas, estarem impedindo a incursão salutar dos militares? Parece até ser uma situação fantasiosa, mas não é, ocorre porque tudo no evento chama atenção, a ação das labaredas, as possíveis vítimas, as viaturas e a própria atuação dos Bombeiros no combate.

Quando isso acontecer e você for um ator ou atriz presente, lembre-se da coluna e apague a ideia indevida, não obstruindo ou dificultando a incursão dos homens e mulheres do fogo na cena do incêndio.

Palestras ligue: (48) 99172-9433.

 

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.