Trabalhadores das agroindústrias e avicultores agregam forças em mobilização

Audiência em Nova Veneza convocada pela Assembleia Legislativa discute os problemas enfrentados pelos avicultores na região e estado

Os trabalhadores das agroindústrias Seara Alimentos de Forquilhinha e Agrovêneto de Nova Veneza e os avicultores da região integram forças e fazem protesto amanhã, 26 de setembro na região. A mobilização inicia as 12h30 em frente a Seara e as 14h na Agrovêneto. Na pauta, o início da Campanha Salarial Unificada “Só é vencedor quem permanece na luta”, com as lutas pelas reivindicações e manutenção das conquistas já garantidas nas demais convenções coletivas e ameaçadas pela JBS, empresa que passou a comandar os frigoríficos da região esse ano, incluindo a Tramonto de Morro Grande.

Os avicultores protestam contra os problemas que vem enfrentando após a JBS assumir o controle das agroindústrias como o preço baixo pago pelas empresas e o fechamento dos aviários na região. No início de setembro sete foram fechados em Treviso. Dos 120 aviários restaram apenas 40. Segundo Célio Elias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr), os aviários estão sendo fechados sem esclarecimentos das agroindústrias enquanto os cerca de 700 avicultores ficam sem fonte de renda e acumulam dívidas de mais R$ 100 milhões. “Estamos unindo as cadeias produtivas do abate na região contra a forma como a JBS está agindo com ações arbitrárias, prejudicando e causando sérios problemas a todos envolvidos nessa produção”, avalia. As 17h, os trabalhadores da região e do estado participam de Audiência no Teatro Municipal de Nova Veneza convocada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para tratar da crise da avicultura.

Maristela Benedet / Paula Tibúrcio