Tornado ou microexplosão pode ter atingido área no entorno do Morro do Caravaggio

Moradores dos bairros localizados próximo ao Morro do Caravaggio em Criciúma, ainda estão se recuperando dos estragos causados por uma violenta tempestade que ocorreu no final da tarde deste sábado, 04.

Ventos violentos e queda de granizo provocaram destelhamentos, derrubaram árvores e deixaram centenas de consumidores sem energia elétrica. No bairro Wosocris, distrito do Rio Maina, uma árvore caiu sobre uma residência, mas felizmente ninguém ficou ferido.

A Estação Aurora, estação meteorológica localizada no distrito de Caravaggio em Nova Veneza, mesmo fora da área atingida, registrou ventos de até 63 km/h durante a tempestade.

Tornado ou microexplosão?

Morro do Caravaggio próximo ao limite entre Nova Veneza e Criciúma ©Maicon Nuernberg

Meteorologistas estão tentando identificar qual fenômeno atingiu a região e causou os estragos. Imagens recebidas pelo Portal Veneza, do leitor Maicon Nuernberg, sugerem a ocorrência de uma microexplosão ou um tornado.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, os dados estão sendo analisados e ainda não é possível afirmar com certeza se foi uma microexplosão ou um tornado que atingiu a área.

Embora sejam fenômenos similares, há diferenças entre eles. Na microexplosão, a corrente de ar despenca em linha reta, como um corredor de vento. Já no tornado, a corrente desce das nuvens em espiral.

Enquanto os moradores da região da Grande Rio Maina se recuperam dos estragos causados pela tempestade, bombeiros militares e comunitários já realizaram 16 corte de árvores. O Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma está sendo apoiado por guarnições de Içara e Forquilhinha, além da Defesa Civil, devido ao número expressivo de ocorrências.

O Corpo de Bombeiros pede a compreensão da população, pois está atendendo a diversas ocorrências e seguirá assim ao longo da madrugada. Emergências deverão ser informadas exclusivamente através do telefone 193.

Por Willians Biehl