Por Gilsânia Cruz

Terça e quarta-feira (15 e 16/10)

Tempo: instável com chuva em SC, mais persistente no Litoral e Vale do Itajaí. No Oeste e Meio-Oeste ocorre variação de nuvens e pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com raios, na tarde e noite.
Temperatura: mais baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas nesta terça-feira.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no oeste de SC. Alta pressão favorecendo a circulação marítima no leste de SC.

Quinta-feira (17/10)

Tempo: sol entre nuvens em boa parte do estado. Na tarde e noite, pancadas de chuva com raios. Risco de temporais localizados com granizo.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, com variação para sul, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no Sul do Brasil.

Sexta-feira (18/10)

Tempo: instável com variação de nuvens e aberturas de sol. Condição de pancadas de chuva com raios, na madrugada e especialmente a partir da tarde devido a formação de uma frente fria entre o RS e SC.
Temperatura: mais elevada com sensação de ar abafado devido à alta umidade.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (19/10)

Tempo: variação de nuvens e chuva no decorrer do dia, especialmente do oeste ao norte do estado, devido ao rápido deslocamento de uma frente fria. Risco de temporais localizados com granizo.
Temperatura: elevada, diminuindo no decorrer do dia.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 20 a 29 de outubro de 2019

No início do período, dias 20 a 22, a formação e deslocamento de uma nova frente fria por SC, mantém o tempo instável com condição de chuva no estado. Depois disso, o tempo volta a ficar mais firme com sol entre nuvens. A temperatura diminui um pouco após a passagem da frente fria, mas sobe rapidamente logo em seguida com períodos prolongados mais aquecidos.