Sabem que os Bombeiros vivem em treinamento, instrução, capacitações … para dentro do quartel ou fora dele, quase que diariamente. São disciplinas das mais variadas, todas voltadas a área bombeiril. Dentre estas disciplinas a de Busca terrestre é uma das que chama a atenção positivamente, e todos que participam gostam muito.
Me foi paga a missão de contribuir na formação dos futuros Bombeiros comunitários. E para isso precisei montar os planos de aula que competiam a mim. No teórico até foi rápido, mas, para as práticas sai a rua em busca de ambientes adequados.
Depois de algum tempo, faltava só o local para a prática de busca terrestre. Então num “bizu” de um colega peguei o número do celular de um cidadão, o Chico, este morador do interior de Nova Veneza. Devido estar sempre na lida em sua propriedade, era complicado completar a ligação, nas várias chamadas efetuadas … até que duas semanas depois tive êxito …
Na conversa via celular, se colocou à disposição da corporação e descreveu o lugar: “aqui tem cachoeira, rio, mata fechada (alta, média e rasteira) animais e plantações pra casa e pra vender.”
Ele tentando explicar o local, ou como eu poderia chegar até lá … achei o destino pela fala dele. Ficava bem perto de onde íamos visitar uma tia de meu pai, quando eu e meus irmãos éramos pequenos. Foi aí que ele me perguntou: o nome da tia?
Tia Bilica! … “Rapazx nós semo primo” euforicamente me respondeu! … Ela é minha mãe! Dalí em diante tudo foi muito bom, mesa farta e a alegria natural deles, lembrando os finais de semana dos tempos de criança na casa da tia Bilica!
Quanto a instrução prática, foi maravilhosa como sempre!
Contato: carloscypriano1@bernardo-market
Fone: (48) 99172-9433