TCE condena Evandro Gava a devolução de recursos por despesas irregulares com abastecimento de caminhões

O ex-prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava (PP), foi condenado de forma unânime pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. A decisão foi proferida na última segunda-feira, 3, em relação a uma denúncia de possíveis irregularidades no abastecimento de caminhões. 

O tribunal determinou o pagamento de multa e a restituição de recursos aos cofres públicos. Na primeira decisão, em 2018, o valor estabelecido para reembolso foi de R$ 33 mil. Agora, com o valor reajustado, o montante ficou em R$ 67 mil. 

A denúncia também foi levada ao conhecimento do Ministério Público, que está conduzindo uma investigação civil para apurar suposta má conduta administrativa. Se o veredito judicial seguir a mesma linha da conclusão do Tribunal de Contas, o ex-prefeito, atualmente vereador e um dos principais candidatos do PP à reeleição em 2024, pode se tornar inelegível. 

A denúncia alegou que dois caminhões eram abastecidos, mas não eram utilizados. A defesa argumentou que os veículos estavam operando e sendo usados ​​em projetos e ações no município, atribuindo a falta de registro de quilometragem a um problema elétrico nos veículos. 

“O Tribunal é um órgão técnico, ele julga a partir dos fatos apresentados. Porém é uma sentença injusta, que infelizmente, através dos nossos documentos não conseguimos mostrar. Porém tenho esperança de provar isso no Ministério Público, através de novos documentos que solicitei à prefeitura, mas que ainda não foram entregues”, afirmou Gava. O Tribunal considerou que as provas conseguidas pela defesa não foram suficientes e destacou a falta de controle no abastecimento de veículos por parte da administração do ex-prefeito.

O relator do recurso, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, teve seu voto acompanhado por outros cinco conselheiros. 

2 Comentários

  1. Nós falamos tanto do governo federal mas acontece tántas falcatruas em Benefício próprio.Não estou dizendo que o Evandro é culpa ele ainda pode provar a inocência. se realmente é culpado Quando os nossos políticos vão criar vergonha e pençar no povo.as Eleições estão batendo na porta falta um pouco mais de 1 ano.se for culpado como que ele vai novamente falar de certo ou errado na câmara de vereadores.tem que ser artista ou não tem vergonha na cara